Coordenadoria de Leishmaniose apura casos de animais no Bairro Paciência, em Piaçabuçu Municípios
A Secretaria de Saúde, através da Coordenadoria de controle e combate à Leishmaniose, iniciou, nesta quinta-feira (24), a apuração de casos de cães suspeitos de contaminação pela doença, no bairro Paciência.
A coordenadora responsável e veterinária municipal, Marilira Soares, dirigiu-se ao local para realizar o teste rápido nos animais denunciados, em que apresentam sintomas comuns da doença, à Vigilância Sanitária.
“Iniciamos a campanha Todos contra a Leishmaniose, que tem como objetivo identificar animais com acometidos com a doença. Após informada sobre os casos, nossa equipe se dirige ao local informado para realizar o teste rápido no animal. É importante lembrar que a Leishmaniose ou Calazar, é uma doença transmissível que acomete o cão e que pode infectar o humano, em casos severos pode levar à morte”, explica a veterinária, Marilira Soares.
A implantação desse projeto de controle da leishmaniose no município trará uma segurança maior para a população, principalmente, para aqueles cidadãos que domesticam cães. A manifestação clínica da doença em cães é muito variável. Um cão infectado pode desenvolver infecção sintomática, e evoluir clinicamente até à morte, enquanto outro pode continuar assintomático, ou apenas desenvolver um ou mais sintomas leves, contudo pode estar transmitindo e o ser humano é um alvo fácil.
Por isso é de extrema importância que a qualquer suspeita de contaminação comunicar imediatamente à coordenadoria para que haja a apuração do caso.
Fique atento aos sintomas da Leishmaniose ou Calazar.
Alopecia – perda de pelos;
Descamação da pele – sobretudo no focinho;
Úlceras na pele – mais comum na orelha, na cauda e no focinho;
Emagrecimento;
Desânimo; e
Onicogrifose – alto crescimento das unhas.
Se o seu cão apresentar algum dos sintomas, procure o Setor de Endemias, localizado na Rua Mestre Francelino, vizinho ao antigo SESP, no prédio da Vigilância Sanitária.