Concurso internacional premiará práticas municipais inspiradoras em moradia; saiba como participar Infraestrutura
Estão abertas as inscrições para o concurso Práticas Inspiradoras e moradia e habitat- frente às mudanças climáticas. A iniciativa é promovida pela plataforma Urban Housing Practitioner’s Hub (UHPH) e vai até o dia 6 de fevereiro. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca a ação, que visa a fortalecer a resiliência e a capacidade de adaptação da moradia e das comunidades aos riscos relacionados com a mudança climática, e que, ao mesmo tempo, ajudem a garantir que as cidades e os assentamentos humanos sejam mais inclusivos, seguros e resilientes.
Os gestores públicos municipais podem apresentar projetos, empreendimentos, intervenções, planos ou regulações nas quatro categorias no concurso em língua portuguesa. Clique aqui para mais informações e regras para envio do projeto.
A área de Planejamento Territorial e Habitação da CNM explica que os três melhores projetos vencedores por categoria participarão de uma capacitação. A ação acontecerá no Laboratório de inovação e colaboração para a moradia e o habitat na América Latina e no Caribe da UHPH, com duração de uma semana, onde participarão dois representantes de cada uma das práticas ganhadoras, a finalidade é acelerar as iniciativas. Além disso, as práticas serão apresentadas durante a realização do V Fórum Latino-Americano e do Caribe de Moradia e Habitat, principal fórum da América Latina e Caribe sobre habitação, e disponibilizadas no site UHPH.
A melhor prática de cada categoria será premiada com US$ 4.000 para fortalecer a prática e contribuir para sua ampliação. Adicionalmente, haverá uma categoria votação pública durante a realização do V Fórum, denominada “Favorita do Público”, que será premiada com o mesmo valor da melhor prática eleita em votação pelos participantes.
Plataforma Global
A plataforma global UHPH é uma coalização de mais de 50 organizações com grande representatividade mundial na temática de moradia vinculadas ao desenvolvimento sustentável que se reuniu nos últimos quatro anos para desenvolver uma plataforma virtual.
Articulada com a implementação da Nova Agenda Urbana e da Agenda 2030, a plataforma atua na gestão de conhecimento para a temática moradia na América Latina e Caribe.
A CNM apóia a iniciativa por entender que o assunto é central para as ações integradas no território. O entendimento de moradia no centro compreende a moradia para além da construção de casas e visa a compreensão e aprimoramento de políticas públicas, marcos jurídicos e promoção ao desenvolvimento sustentável que priorize os cidadãos e seus direitos rumo ao fortalecimento dos princípios da Nova Agenda Urbana. A moradia é o centro das políticas para comunidades mais seguras, em especial, nas áreas de risco e informais.
XXIV Marcha
Na realização da XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorre entre os dias 27 a 30 de março, a área de Planejamento Territorial e Habitação, lançará uma publicação inédita no tema Resiliência Urbana. O material tem o escopo de auxiliar a gestão local a fortalecer estratégias e compartilhar boas práticas por meio do planejamento urbano integrado. Também, durante a realização do evento, as autoridades locais poderão participar da arena temática de Habitação e Planejamento Territorial, as inscrições podem ser realizadas aqui.