MEC divulga orientações para inscrições na primeira etapa do Sisu 2023 Educação
O Ministério da Educação (MEC) publicou edital com cronograma e demais procedimentos para a primeira etapa do processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2023). Conforme antecipado, as inscrições serão realizadas no período de 16 de fevereiro até as 23h59 do dia 24, pelo horário oficial de Brasília-DF, de graça e exclusivamente pelo site do Sisu.
A Ufal também já divulgou o edital específico com a oferta de 5.423 vagas em 109 cursos de graduação, das quais 2.900 serão disponibilizadas nesta 1ª etapa do Sisu e, o restante, no processo do meio do ano. Confira aqui o Termo de Adesão ao Sistema.
Só poderão concorrer os candidatos que obtiverem nota acima de zero na prova de redação do Enem, e não tenham participado do Exame na condição de “treineiro”. Cada candidato pode se inscrever no Sisu em até duas opções de vaga, sinalizando a ordem de preferência pela instituição de educação superior participante, local de oferta, curso, turno; e modalidade de concorrência.
Assim como nos anos anteriores, só será possível alterar essas opções durante o período de inscrição. O Sisu vai validar a classificação do aluno com base na última alteração efetuada e confirmada no sistema. Para a lista, os classificados serão por critérios em ordem de maior nota da redação e, consecutivamente, maior nota de Linguagens; Matemática; Ciências da Natureza; e Ciências Humanas.
Se não houver nota suficiente para classificação na 1ª opção escolhida, o candidato ainda pode ser aprovado na 2ª opção. Mas, se não conseguir entrar em nenhuma das opções, é possível manifestar interesse em participar da lista de espera em um dos cursos por meio do site do Sisu, no período de 28 de fevereiro a 8 de março. A Ufal fica responsável por fazer as convocações de acordo com as vagas remanescentes.
A nota do Enem está prevista para ser divulgada no dia 13 de fevereiro e, este ano, o bônus regional que soma um percentual para obter a média final do aluno vai contemplar o curso de Medicina do Campus A.C. Simões, em Maceió