Gestores e TI’s da Semed Coruripe passam por capacitação sobre o Sistema de Segurança Coruripe
Vinte unidades de ensino e seis extensões contam com videomonitoramento e leitor facial
Durante dois dias gestores escolares e TI’s das 20 unidades de ensino e seis extensões de Coruripe passaram por treinamento sobre o moderno Sistema de Segurança, já instalados. As capacitações ocorreram na quarta (13) e quinta (14). A empresa Teltex Tecnologia foi a responsável pelo treinamento sobre o sistema de videomonitoramento e leitor facial.
De acordo com a secretária de Educação, Cintya Alves, a formação foi voltada ao monitoramento de segurança nas escolas, momento que puderam conhecer cada item do sistema.
“Durante dois dias gestores e TI’s foram capacitados sobre todo o sistema de segurança instalado nas escolas e suas extensões. Um momento em que as pessoas que vão operar o sistema puderam conhecer o funcionamento do videomonitoramento, alarmes e leitor facial. Eles puderam conhecer tudo, inclusive o leitor facial instalado na entrada, esse que vai nos ajudar na frequência e segurança dos nossos alunos. Investimos alto em todo o sistema, tudo para garantir mais segurança e conforto para toda a comunidade escolar”, pontuou.
Thiago Casele, técnico da empresa Teltex Tecnologia foi o responsável pelas capacitações durante os dois dias. “Hoje as pessoas que vão trabalhar diretamente com o Sistema de Segurança conheceram em dois momentos todo o seu funcionamento. No primeiro momento foi a parte teórica. E no segundo, a prática, quando eles aprenderam a cadastrar/configurar os alunos no leitor facial e os colaboradores. Também aprenderam a operar o sistema de videomonitoramento, em como exportar vídeos, acessar o arquivo, tudo que envolve as imagens captadas pelo sistema. Com o treinamento, eles vão aprender a operar e monitorar todo o sistema de segurança”, explicou.
O sistema de segurança instalado nas escolas é dotado de câmeras externas e internas, sensores de presença em todas as salas de aula, sirenes, botão antipânico e um leitor facial. Além de uma câmera de longo alcance que identifica rostos e placas de veículos, o que a empresa Teltex Tecnologia chama de inteligência artificial. Além dos investimentos nas escolas, todos os ônibus também contam com câmeras e rastreamento de rota via satélite.
O coordenador de Segurança da Secretaria de Educação, Egberto Viana, lembrou ainda que pais e responsáveis serão cadastrados no Sistema de Segurança.
“Estamos em um momento muito importante, onde as pessoas que vão trabalhar diretamente com o Sistema de Segurança estão sendo capacitados. Eles puderam conhecer tanto na teoria, quanto na prática. Todos saíram daqui sabendo de todo o funcionamento. Além de todo o aparato tecnológico, os pais também terão ciência imediata sobre a frequência dos filhos. O aluno ao entrar e sair das escolas, pais e, ou responsáveis, serão avisados de imediato por aplicativo de mensagem. Também destaco que para a retirada de um aluno da escola, só será permitida mediante cadastro da pessoa. O Sistema de Segurança permite uma série de ações, todas voltadas ao bem-estar e à segurança dos nossos alunos. Isso só mostra o compromisso do prefeito Marcelo Beltrão com todos os coruripenses”, enfatizou.
Gestores, coordenadores escolares e equipe técnica
Na quarta-feira (12), gestores e coordenadores escolares ainda pela manhã participaram de uma reunião com a equipe técnica da Secretaria de Educação. Na pauta, acolhimento aos gestores recém-empossados, alinhamento das ações, raio-x da rede com relação aos resultados e metas, aprendizado e avaliações internas, estaduais e federais. Além do replanejamento das ações do segundo semestre.
“Neste segundo semestre precisaremos realizar um trabalho com muito engajamento e alinhamento, de modo colaborativo para que as ações e as metas projetadas sejam executadas com sucesso. O encontro teve como propósito acolher a todos que estão chegando e, ao mesmo tempo, convidar todos a abraçar o compromisso de uma educação pública de qualidade, com um real sentimento de pertencimento e desejo de trabalhar unidos em prol da aprendizagem dos nossos discentes que se encontram no centro de todo esse processo”, esclareceu a gerente Técnica e Pedagógica da Semed, Fabiana Rocha.
Reconduzida ao cargo depois do Processo Seletivo, a gestora da Escola Maria Rocha, localizada na Colônia de Pindorama, também participou da reunião.
“Nos reunimos com a equipe técnica que falou acerca das metas para o segundo semestre. Também foi exposto o levantamento da situação de cada escola até o momento, mostrando quais os resultados atingidos e como se encontra o corpo discente. Além disso, apresentaram os programas parceiros e as avaliações que teremos ainda neste ano, como a prova do Saeb (IDEB). Foi um momento bastante proveitoso, mas principalmente para os novos gestores que ficaram cientes das condições das unidades que estão assumindo. É importante destacar que o grupo já se conhece. Então, acredito que isso facilita a integração e o estreitamento das relações com trocas de experiências para que juntos possamos trabalhar com um único objetivo: elevar o índice de aprendizagem e de bons resultados para o nosso município”, encerrou Rosineide Amélia.