Semed de Traipu conclui com sucesso etapas do 2º aulão preparatório para o Saeb Municípios
Semed de Traipu conclui com sucesso etapas do 2º aulão preparatório para o Saeb
A Secretaria Municipal de Educação de Traipu, encerrou, o 2º aulão preparatório para o Saeb (Sistema de Avaliação Básica da Educação). O preparatório foi realizado em três etapas, para poder abranger todos os alunos do 9º ano das escolas municipais.
A Semed dividiu o 2º aulão preparatório em três etapas, a primeira foi realizada no dia 26 de agosto e contou com a participação de 200 alunos do 9º ano de escolas: Francisco Mangabeiras, Moreno Brandão e dos povoados Bom Jardim e Riacho da Jacobina.
A segunda etapa aconteceu com 110 estudantes, no dia 1º de setembro. Participaram alunos de escolas das seguintes localidades: Povoado Mumbaça, Vila Santo Antônio, Vila São José e Olho D’água da Cerca.
Já a última etapa, , também teve 110 alunos do Povoado Capivara, Santa Cruz, Bom Caradá, Lagoinha e Piranhas.
Nas três etapas, professores realizaram uma importante revisão dos conteúdos trabalhados em sala de aula e que são fundamentais para que os estudantes realizem uma boa avaliação no Saeb.
Os conteúdos foram apresentados pelos professores: Pedro Lira e José Wellington (Matemática); Jhon Kleber (História); Jantes Wulysses (Geografia); Kaline, Arthur e Arlene Torres (Língua Portuguesa).
A aplicação da avaliação do Saeb 2023 acontece entre 23 de outubro e 10 de novembro de 2023, em todo o país. A Educação de Traipu está focada e concluiu com sucesso as três etapas do 2º aulão preparatório.
Sobre o Saeb
O Saeb é uma avaliação aplicada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A avaliação tem o intuito de mensurar a qualidade da educação no país, nos estados, municípios e em cada escola. A prova faz parte da composição do cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Por meio de testes e questionários aplicados a cada dois anos na rede pública e uma amostra na rede privada, é possível ter noção dos níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais. O resultado do exame representa um indicativo da qualidade do ensino e oferece subsídios para a elaboração, monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.
Esporte Clube Traipu é campeão da 2ª divisão da Taça Brasil de Futsal; time é o 1º em Alagoas a chegar à primeira divisão do torneio
O Esporte Clube Traipu é campeão da 2ª divisão da Taça Brasil de Futsal. O time derrotou o Furacão G. Tabocão Vila (TO), por 6 a 5 nos pênaltis, em um jogo emocionante, na manhã deste sábado (9), no Ginásio Poliesportivo Vilson Custódio, em Apodi, no Rio Grande do Norte.
O jogo foi disputado até o último minuto do tempo regulamentar, que terminou com um empate de 1 a 1 entre as equipes. A partida foi para prorrogação e o jogo seguia empatado, até que faltando apenas um minuto para o final da partida, a equipe do Tocantins marcou com Caio. Abrindo vantagem para o Furacão. A equipe de Traipu não se intimidou e partiu para cima. Faltando apenas sete segundos para o fim do jogo, Hugo marcou para a equipe traipuense, levando a decisão da 2ª divisão da Taça Brasil de Futsal para os pênaltis.
Na disputa de pênaltis, R10 foi o primeiro a converter o Furacão e Juninho deixou tudo igual para o Traipu. Alex converteu o segundo para o time tocantinense e Rafa empatou a disputa. Jefinho converteu o terceiro pênalti para o Furacão e Hugo empatou. Mateusinho converteu o quarto e Pingo empatou a série para o Traipu. Teteu converteu o quinto pênalti e Marcus empatou.
Com o empate, iniciaram as séries alternadas, Vitinho abriu para o Furacão, mas a bola parou nas mãos do goleiro Andrei. Com o pênalti desperdiçado, a bola do título estava nos pés de Anderson, que encheu o pé, converteu a sexta penalidade e garantiu o confirmou o título de campeão para Traipu, na 50ª edição da Taça Brasil – 2ª Divisão.
O Esporte Clube Traipu já havia garantido o acesso da Federação Alagoana para a 1ª Divisão do Futsal Brasileiro em 2024. Com a vitória deste sábado (9), o time já sobe de divisão como campeão. A conquista é inédita para o futsal alagoano, pois é a primeira vez que um time de futsal do estado chega à primeira divisão da Taça Brasil de Futsal.
Feliz com o resultado, o prefeito de Traipu, Lucas Santos, falou sobre a conquista do time traipuense e ressaltou que a equipe é a primeira a levar o nome de Alagoas para a 1ª divisão nacional do futsal.
“O coração está transbordando de alegria! Foi um jogo difícil, emocionante, mas nossos jogadores se empenharam e lutaram bravamente para conquistar esse título tão importante para o Esporte Clube Traipu, que vem em uma temporada incrível, quanto para o estado de Alagoas, que pela primeira vez terá um representante na 1ª divisão de um torneio de futsal a nível nacional. Então, é muito para se comemorar! Vamos seguir firmes e fazendo nosso trabalho com afinco e dedicação para conquistarmos mais e mais títulos. Que venha a 1ª divisão da Taça Brasil de Futsal!! Traipu é campeão!”, enfatizou feliz o prefeito de Traipu.
Gestão Presente: Prefeitura de Traipu realiza 4ª edição de programa de cidadania itinerante no Povoado Capivara
Levar serviços públicos para perto da população é uma das missões da Prefeitura de Traipu. Pensando nisso, a gestão levou a 4ª edição do Gestão Presente, no Povoado Capivara, a cerca de 30km do Centro do município.
O Gestão Presente é o maior programa de cidadania itinerante já realizado em Traipu. O objetivo é levar os atendimentos e serviços de todas as secretarias municipais para as localidades distantes da região central, proporcionando que as populações desses lugares tenham acesso de forma célere e prática aos serviços públicos dos quais precisam e têm direito.
A 4ª edição do programa – que já foi realizado nos Povoados Santa Cruz, Piranhas e Vila Santo- levou para o Povoado Capivara levou um mutirão com assistência social, atendimentos de saúde, auxílio jurídico, dia de beleza para homens e mulheres, cultura e lazer para crianças, atendimento especial para as gestantes – que receberam kits para seus bebês- e muitos outros serviços e ações, durante todo o dia.
A vice-prefeita de Traipu, Marcela Santos, representou o Executivo municipal e acompanhou o dia de ações na localidade.
“ Para nós, levar atenção e cidadania para a população é, além de um dever, uma satisfação. É gratificante oferecer tantos serviços públicos de maneira prática e acessível para nossa população. O Gestão Presente tem cumprido seu papel e já está na 4ª edição. Nossa meta é levar o programa para todas as localidades traipuenses, para que toda a população possa ter acesso aos serviços públicos que necessita”, destacou a vice-prefeita, Marcela Santos.