Convênio leva cursos do Sebrae Alagoas para programa Escola do Turismo Municípios
Parceria com o governo do Estado foi selada neste sábado (7), em Maragogi, e prevê a capacitação de 2,5 mil empreendedores
O Sebrae Alagoas e o governo do Estado assinaram neste sábado (7), em Maragogi, um novo convênio que vai capacitar 2,5 mil empreendedores dos diversos segmentos da cadeia do turismo em 32 cidades. As capacitações vão ocorrer por meio de cursos e oficinas do Sebrae promovidos pelo programa Escola do Turismo, num total de mais de R$ 981 mil em recursos investidos.
Serão 101 turmas que podem fazer 11 cursos gratuitos com temáticas de empreendedorismo e gestão para pequenos empresários, formais e informais. A assinatura do convênio ocorreu durante visita do governador Paulo Dantas ao canteiro de obras do Aeroporto Costa dos Corais, que ao ser concluído deve impulsionar ainda mais o turismo no Litoral Norte de Alagoas.
“Esse acordo que a gente celebra aqui representa certamente a camada mais importante para tornar o turismo de Alagoas ainda mais competitivo, que é a qualificação humana e o desenvolvimento de competências para tornar a experiência turística de Alagoas em uma das melhores do mundo. Nós já temos a beleza natural e agora também a infraestrutura muito bem realizada pelo governo do Estado. A Escola do Turismo ajuda na realização do sonho de empreender ao dar nova esperança, novas possibilidades e as competências que o nosso turismo precisa”, celebra Vinicius Lages, diretor-superintendente do Sebrae Alagoas.
Íria Almeida, gerente da Unidade de Competitividade Setorial, conta que a ideia do convênio surgiu ainda no primeiro semestre, em maio passado, quando a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) criou o programa Escola do Turismo e procurou o Sebrae em busca de cursos voltados para o empreendedorismo.
“A ideia é trabalhar com desenvolvimento e capacitação de pessoas para oferecer mais qualidade aos destinos turísticos. Nossos cursos vão contemplar todas as regiões do estado, e não só o Litoral Norte”, explica ela.
Logo após a oficialização do convênio, o governador destacou que a parceria com o Sebrae e a retomada das obras do novo aeroporto ajudam a colocar a indústria do turismo de Alagoas num fluxo contínuo de crescimento, o que favorece a geração de empregos.
“Visitantes de Pernambuco também estão presentes ao evento. Isso mostra a importância desse momento não só para o povo alagoano, mas para nossos vizinhos. O aeroporto de Maragogi também é esperado pelos pernambucanos há muito tempo. É mais emprego para o alagoano colocar comida na mesa. E para isso também contamos com a parceria do setor produtivo”, destaca Paulo Dantas.
A secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, revela que somente no mês de setembro foram 900 vagas disponibilizadas pelo programa. “Nós estamos em 16 municípios, mas já atingimos 26 cidades no total. E com a assinatura desse convênio com o Sebrae, nós vamos chegar a 40 municípios do estado, ofertando cursos gratuitos, para toda a população poder sair com seu certificado e procurar o seu emprego no mercado de trabalho”, comemora.