Guia da Agenda 2030, boas práticas de urbanismo podem ser enviadas até 10 de dezembro Administrativa
O 4º Guia do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) para a Agenda 2030 reservará espaço para publicação de boas práticas. Assim, os gestores municipais podem enviar projetos e planos de urbanismo alinhadas ao desenvolvimento urbano sustentável até dia 10 de dezembro, preenchendo o formulário de inscrição. Os selecionados terão iniciativa publicada no guia e integrarão o repositório de iniciativas.
A iniciativa da Comissão de Política Urbana e Habitação Social do IAB é uma oportunidade de divulgação das gestões municipais. A área de Planejamento Territorial e Habitação da Confederação Nacional de Municípios (CNM) explica que os projetos devem estar alinhados com a Agenda 2030, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Nova Agenda Urbana. Também é pré-requisito que os projetos inscritos tenham implementação por profissionais da Arquitetura e Urbanismo.
A seleção de projetos será feita por equipe de arquitetos e urbanistas formada por membros e convidados do IAB, com experiências diversificadas e de todas as regiões do país. O objetivo da chamada é fortalecer ações inovadoras no setor de arquitetura e urbanismo que podem transformar a gestão pública e os espaços públicos, além de disseminar boas práticas dos Municípios e reconhecer o esforço dos Municípios nos avanços da Agenda 2030.
Além de informar sobre a oportunidade, a CNM incentiva a participação dos gestores municipais, lembrando que a entidade contribuiu com sua expertise, nas edições anteriores, para selecionar os projetos e incentivar boas práticas no campo de planejamento urbano. A entidade tem atuado na disseminação de boas práticas de planejamento urbano.
Da Agência CNM de Notícias, com Informações IAB