Inscrições para Jornada de Educação Alimentar vão até 22 de março Educação
Escolas públicas de todo o País têm até a próxima sexta-feira para sinalizar a participação no ambiente virtual de aprendizagem do FNDE
19/03/2024 07:38
Promovida pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a 6ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional recebe inscrições até a próxima sexta-feira (22/03). Os participantes que concluírem a jornada receberão o selo completo de conclusão e o Certificado de Menção Honrosa, nominados aos nutricionistas, diretores de escolas e coordenadores da jornada , assim como à escola participante.
As unidades escolares da rede básica de ensino devem realizar todo o processo exclusivamente pelo ambiente virtual de aprendizagem do FNDE . Para isso, diretores de escolas públicas da educação básica e nutricionistas precisam estar cadastrados no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação — Módulo Plano de Ações Articuladas (Simec /PAR) .
A jornada tem por objetivo incentivar o debate e a prática de ações de educação alimentar e nutricional nas escolas, destacando iniciativas já em curso. O tema central é a promoção da alimentação adequada e saudável e a prevenção da obesidade infantil.
Es s a edição também traz subtemas, sendo eles: “Comer em companhia, com prazer e atenção”, “Como a crise climática afeta nossa alimentação e como podemos agir?”, “Povos e comunidades tradicionais: valorizando saberes e conexões na alimentação escolar”, “Além da cozinha: o papel da merendeira como educadora”.
A jornada – A Jornada de Educação Alimentar e Nutricional é uma iniciativa que ocorre desde 2017, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Seu objetivo é fomentar o debate e a prática de ações d a jornada nas escolas públicas de todo o P aís, destacando atividades já realizadas.
Confira o edital da 6ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional , o Manual Orientador e o Tutorial de Inscrição .
Por: Ministério da Educação, com informações do FNDE