Comunidades quilombolas apostam na biodiversidade e na produção sustentável Cultura
Programa AgroNordeste, do Sebrae, faz levantamento de demandas e promove a troca de experiências
O Sebrae Alagoas, por meio do Programa AgroNordeste, vem realizando caravanas de intercâmbio em comunidades quilombolas no interior do estado. O objetivo é identificar potenciais produtores no segmento da avicultura, assim como trocar experiências e informações sobre a importância no manejo correto da biodiversidade local e na produção de alimentos com base na sustentabilidade.
“Quando visitamos uma comunidade rural buscamos entender as demandas em adequação ao que ofertamos através do nosso programa, sempre buscando levar soluções do portfólio do Sebrae, aperfeiçoando e refinando a produção local”, destaca Pollyana Bellotti, analista do Sebrae.
As visitas são feitas em parceria com a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e, desde 2023, o Sebrae vem realizando oficinas em vários municípios, analisando o cenário entre potenciais produtores rurais e futuros participantes do programa.
“Estivemos, nesta semana, no assentamento quilombola Cajá dos Negros, em Batalha, que já possui produção avícola, mas podem adquirir mais conhecimentos em temas como gestão do negócio, oportunidades no empreendedorismo local, além de informações técnicas atualizadas sobre processos de criação”, afirma.
Taquarana
Outro povoado visitado foi o Quilombo Lunga, localizado em Taquarana, que já recebeu oficinas de beneficiamento de produtos da biodiversidade local. “As mulheres que integram a agricultura familiar são organizadas e já formam um grupo de produção organizado, de forma sustentável”, diz.
Bolo de banana sem açúcar, geleia de umbu e o pão de macaxeira são alguns dos produtos feitos pelas empreendedoras que já fazem sucesso na região. “As nossas visitas também tem como meta ouvir as necessidades, por isso vamos levar novas soluções do nosso portfólio para potencializar a produção”, explica.
O programa AgroNordeste foi lançado em 2019 e, desde então, cumpre seu objetivo de auxiliar no desenvolvimento do empreendedorismo rural e da agricultura familiar, apoiando, capacitando e ampliando comércio e produção locais. “O Sebrae e demais parceiros têm essa missão de fomentar as atividades econômicas no campo, gerando mais oportunidades de emprego e renda”, completa a analista.