Governo de Alagoas entrega kits da Trilha da Cidadania para municípios Municípios
Material didático trabalha proteção e bem estar de crianças e adolescentes
Os kits entregues são compostos por materiais didáticos que incluem jogos e atividades lúdicas e interativas
Thiago Sampaio / Agência Alagoas
Ana Beatriz Rodrigues / Agência Alagoas
Com o objetivo de promover a proteção e o bem-estar das crianças e adolescentes, o Governo de Alagoas, em parceria com a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), entregou, nesta terça-feira (12), os kits da Trilha da Cidadania aos municípios alagoanos. A entrega do material ocorreu no Palácio República dos Palmares, em Maceió.
Os kits são compostos por materiais didáticos que incluem jogos e atividades lúdicas e interativas, projetados para promover o desenvolvimento da consciência corporal e o entendimento dos direitos e da autoproteção de crianças e adolescentes. O conteúdo fortalece a rede de proteção e ajuda a prevenir a violência sexual contra crianças e adolescentes, e é destinado a gestores municipais, técnicos de educação e assistência social, conselheiros tutelares e membros dos conselhos municipais de direitos.
Representando o Governador de Alagoas, o secretário do Gabinete Civil, Felipe Cordeiro, reforçou a importância de abordar essa temática todos os dias, não apenas no 18 de maio, dia D da campanha de proteção à criança e o adolescente. “Esperamos que os municípios utilizem esse material, que oferece todo o suporte necessário para proteger crianças de todas as faixas etárias. Elas merecem proteção, e o Estado contribui com o suporte necessário para que a informação chegue até elas de forma didática”, pontuou Felipe.
A secretária da Cidadania, Arabella Mendonça, afirmou que todos os municípios receberão os kits, garantindo a universalidade da ação. “Além dos kits, enviaremos um manual, um guia que explica como cada peça deve ser utilizada. Esta é uma iniciativa conjunta, e a participação de todos os profissionais e a utilização desse material em escolas, creches, Cras e Conselhos Tutelares devem ser replicadas. Isso faz toda a diferença no combate à violência infantil”, reforçou Arabella.
Durante a solenidade, 11 gestores, assistentes sociais e membros dos conselhos tutelares receberam os kits. O presidente do Conselho da Criança e do Adolescente, Paulo Galindo, pretende utilizar o material na comunicação com outras secretarias do município de Marechal Deodoro, onde atua. “Quem trabalha diretamente com crianças percebe que elas precisam desse apoio. As crianças são inocentes. Esse material vai ajudar o município a divulgar ainda mais. Já fazemos um trabalho, mas com esse kit e com o apoio do governo, acredito que essa atuação será ainda melhor”, afirmou Paulo.
Soraia Albuquerque, secretária da Assistência Social de Palmeira dos Índios, agradeceu o apoio da Secdef e garantiu levar os jogos e cartas para as escolas, para que o assunto faça parte do dia a dia das crianças do município. “Agora teremos material didático para trabalhar efetivamente a prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. Já realizamos um trabalho intersetorial, e esses jogos lúdicos vão enriquecer nossas ações”, agradeceu Soraia.
Estiveram presentes à solenidade a secretária da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria Silva; a secretária da Primeira Infância, Carolina Leite; a secretária da Agricultura, Aline Rodrigues; e o coordenador da Infância e Juventude da Justiça de Alagoas, Juiz Ygor Figueiredo.