Portal de cursos grátis do Ministério das Cidades fortalece qualificação pelo Brasil

Portal de cursos grátis do Ministério das Cidades fortalece qualificação pelo Brasil

Em dois anos, servidores de 3.817 cidades utilizaram o Capacidades

Portal de cursos grátis do Ministério das Cidades fortalece qualificação pelo Brasil

Iniciativa disponibiliza 36 cursos, que abordam temas como habitação, mobilidade, periferias e saneamento ambiental

O Portal Capacidades, reformulado a partir da recriação do Ministério das Cidades em 2023, é um importante canal de qualificação para a população, especialmente os agentes públicos, oferendo cursos e conhecimento de maneira gratuita. O portal completou seu segundo aniversário com a marca de 115 mil inscritos com 44 mil certificados emitidos.

Isso significa que mais de 68% dos municípios brasileiros estiveram presentes, alcançando 3.817 das 5.570 cidades do país.
O Capacidades já conta com uma rede de parceiros, entre eles a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), o Instituto Pólis, além de universidades federais, entidades municipalistas e órgãos internacionais. A iniciativa já disponibiliza 36 cursos, que abordam temas centrais do desenvolvimento urbano, como habitação, mobilidade, periferias e saneamento ambiental.

A professora da Universidade Federal de Alagoas, Juciela Santos, é entusiasta do portal. Tendo feito vários cursos, ela conta como é importante essa complementação da formação.

Eles oferecem um olhar diferenciado, têm muita parte técnica bem aplicada a realidade dos municípios. Oferece uma complementação de formação, por mais que temos conteúdo, principalmente eu na área acadêmica, acabamos esquecendo um ponto importante, as vezes meus alunos fazem os cursos e me trazem questionamentos que eu não abordei em sala de aula, coisas que eles enxergam na realidade do dia a dia, isso faz com que a discussão nas disciplinas seja mais fluidas”.

O curso mais procurado no Portal Capacidades é o de Introdução ao Desenvolvimento Urbano Sustentável (12.953), seguido do curso de Introdução a Regularização Fundiária (10.235) e do curso de Cadastro Territorial Multifinalitário (5.566).
São Paulo foi o município que mais capacitou gestores por meio da plataforma (3.737), logo atrás vem Rio de Janeiro (1.565) e Brasília (1.007).

Desenvolvimento Urbano Integrado

Em novembro, o portal lançou a trilogia de cursos sobre “Desenvolvimento Urbano Integrado (DUI)”. A série explora como desenvolver um planejamento urbano integrado, as estratégias e os desafios do planejamento urbano nas áreas centrais e territórios periféricos.

A abordagem do Desenvolvimento Urbano Integrado compreende o planejamento urbano a partir de uma visão sistêmica, que integra políticas setoriais, promove articulação multinível e fortalece o protagonismo dos territórios. A proposta busca contribuir para cidades mais sustentáveis, democráticas e inclusivas.

O curso é gratuito, com a carga horária de 30 horas, o aberto ao público e totalmente EaD, no formato autoinstrucional. A certificação é emitida pela Plataforma Escola Virtual de Governo (EV.G), mediante conclusão de todas as etapas.

Link: https://www.gov.br/cidades/pt-br/assuntos/noticias-1/noticia-mcid-n-1854
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte