Projeto Alagoas Sem Fome na Infância alcança mais de 12 mil famílias em 50 municípios

Projeto Alagoas Sem Fome na Infância alcança mais de 12 mil famílias em 50 municípios

Iniciativa do Cria, em parceria com o Alagoas Sem Fome e o Cren, fortalece o combate à fome e à desnutrição infantil


Projeto tem ampliado a presença do Estado nos municípios alagoanos

 Ascom Cria

William Makaisy / Ascom Cria

O projeto Alagoas Sem Fome na Infância, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Primeira Infância (Cria), alcançou 12.098 famílias em 50 municípios alagoanos. Desenvolvida em parceria com o programa Alagoas Sem Fome e o Centro de Recuperação e Educação Nutricional (Cren), a iniciativa atua no enfrentamento à fome e à desnutrição infantil no estado.

 

Com atuação direta nos territórios, o projeto tem ampliado a presença do Estado nos municípios por meio da busca ativa de famílias e do acompanhamento das condições de saúde e nutrição infantil, garantindo um diagnóstico mais preciso da realidade vivenciada pelas crianças e permitindo respostas mais eficazes às situações de vulnerabilidade.

 

De acordo com a secretária de Estado da Primeira Infância, Caroline Leite, o alcance do projeto demonstra a importância da iniciativa para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à infância.

 

“Já alcançamos mais de 12 mil famílias em 50 municípios alagoanos, o que demonstra a dimensão e a importância do Alagoas Sem Fome na Infância. Chegar a esse número significa ampliar, de forma concreta, a presença do Estado nos territórios e garantir que as ações do Governo de Alagoas no combate à fome e à desnutrição infantil sejam cada vez mais eficazes”, afirmou.

 

Atualmente, agentes do projeto fazem visitas domiciliares e coletam informações essenciais para o monitoramento das famílias atendidas. Até o momento, mais de 12 mil famílias já foram visitadas, com dados sendo registrados de forma contínua em todo o estado.

 

Os agentes que integram a iniciativa recebem uma bolsa no valor de R$ 1.600, referente a 12 meses de atuação, período em que contribuem diretamente para o levantamento de informações que irão subsidiar estudos técnicos e a formulação de políticas públicas voltadas à primeira infância.

 

 

A coleta dos dados não para e representa uma etapa estratégica do projeto. A partir desse levantamento, o Governo de Alagoas poderá aprofundar a análise dos cenários identificados e fortalecer ações integradas voltadas à garantia de direitos e à proteção das crianças em situação de vulnerabilidade social.