Canapi realiza passeata contra o Abuso e a Exploração Sexual de crianças e adolescentes Canapi
Por: Assessoria
A Prefeitura Municipal de Canapi, por meios das Secretarias Municipais de Educação, Assistência Social, Agricultura, Cultura e Comunicação, em parceria com o Conselho Tutelar, CRAS, Visão Mundial, Cactus, Escolas Municipais e seus respectivos diretores, coordenadores, estudantes, professores e demais colaboradores, realizaram uma grandiosa passeata para divulgar a campanha nacional contra o abuso sexual infantil. A ação teve como objetivo mobilizar, sensibilizar, informar e conscientizar toda a sociedade, convocando a participar da luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
A passeata teve início em frente à Escola Municipal Tancredo Neves e percorreu as principais ruas da cidade de Canapi, onde foram feitas a distribuição de panfletos e cartazes da campanha, no intuito de combater o abuso sexual cometidos contra crianças e adolescentes. Diversos cartazes e faixas foram elaborados e conduzidos por crianças e adolescentes com mensagens que pediam o fim da exploração.
O Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual, 18 de maio, foi instituído pela Lei Federal nº 9970/00, e mobiliza todo o país com o objetivo de promover atividades de conscientização para o enfrentamento da violência sexual infanto-juvenil. A mobilização é articulada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.
“Esta passeata contribui para a conscientização da comunidade em relação ao fato de que nenhuma criança merece ser violentada e nossa população deve ser protagonista no sentido de não permitir que estes abusos aconteçam, a final de contas, criança não combina com violência”, comentou a Secretária Municipal de Assistência Social Camilla Brandão.
Denúncias – É importante lembrar que abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é crime, e as pessoas podem ajudar denunciando ao Conselho Tutelar, através do Disque 100 – serviço gratuito que funciona 24h em todos os dias da semana para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes. A denúncia é anônima.