Projeto “Prefeitura Presente” beneficia portocalvenses Municípios
Nesta terça-feira (14), das 8h às 16h, a população portocalvense foi beneficiada pelo Projeto “Prefeitura Presente”. As ações aconteceram no Colégio Canaã, localizado no bairro de Mangazala e tiveram como foco a saúde da família, abrangendo desde a verificação de exames, vacinação, medição da glicose e pressão arterial até consultas médicas, odontológicas e distribuição de sementes.
O Projeto teve como objetivo aproximar prefeitura e comunidade através de um mutirão que envolveu cerca de 30 profissionais, entre eles agentes de saúde, enfermeiros, dentistas, médicos, advogados, técnico agrícola e funcionários da área administrativa.
A secretaria de saúde trouxe ao evento a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), de clínicos gerais e de saúde bucal. De acordo com a coordenadora do NASF, Cleide Azevedo, o objetivo do Núcleo é trabalhar a prevenção da saúde através da coletividade.
Segundo a secretária de Saúde, Silvana Marinho, foram distribuídas 60 fichas para consulta médica, 30 para consulta odontológica e o NASF realizou palestras sobre temáticas relevantes como hipertensão, saúde da mulher, do homem e bucal.
Quanto à atenção odontológica, a faixa etária atendida abrangeu crianças dos três aos sete anos, com expectativa, média, de 80 atendimentos. Foi realizada a aplicação de flúor e proferidas palestras sobre cárie dental, as formas de escovação e demais maneiras de higienização.
A secretaria de agricultura também se fez presente no mutirão realizando a distribuição de 2000 Kg de sementes de milho; de 2000 Kg de sementes de Crotalária para o combate ao mosquito Aedes aegypti , responsável pelas doenças dengue, zika e chikungunya; o cadastro dos agricultores para futura distribuição de sementes de feijão; a divulgação, através de palestras, quanto a distribuição da semente de Crotalária e do Projeto das nascentes “Fontes de Água Viva”. Segundo o secretário de Agricultura, Orlando de Moraes, a expectativa é cadastrar cerca de 500 agricultores.
Outro serviço ofertado foi a assistência jurídica através da procuradoria municipal. O atendimento gratuito abrangeu várias áreas, como ação de reintegração e manutenção de posse, ação de inventário, de tutela, de adoção e de guarda de menores; contando também com o apoio da secretaria de Assistência Social.
Para Paulo dos Santos, 53 anos, morador de Manganzala, a iniciativa da prefeitura pode promover melhorias à população. “O povo agradece ao prefeito por trazer esse Projeto para a comunidade, gostaria que sempre acontecesse, fui muito bem atendido”, diz Santos.
O dia foi finalizado com a apresentação cultural das crianças que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), de responsabilidade da Secretaria de Assistência Social. A ação contou com a presença do prefeito de Porto Calvo, Ormindo Uchôa; da vice-prefeita Maria José de Melo- “Mariinha”; do procurador municipal, André Brito; secretários e funcionários das secretarias de Porto Calvo.