Prefeito implanta novo reajuste salarial para trabalhadores da Educação Municípios
A Prefeitura de Estrela de Alagoas implanta, neste mês, novo reajuste salarial de 4% para os trabalhadores da rede municipal de ensino – servidores do magistério, apoio e administrativo. Em pouco mais de três anos, este é o terceiro reajuste concedido pelo governo municipal aos profissionais da Educação. Um especialista na área educacional foi contratado para realizar estudo com o objetivo de fornecer um planejamento para a execução correta dos recursos veiculados à Educação.
A concessão do novo reajuste salarial, cujo Projeto de Lei já seguiu para apreciação da Câmara Municipal, será implantada na folha de pagamento desse mês de junho. Após aprovação no parlamento, o PL volta para ser sancionado imediatamente pelo Poder Executivo. Dirigentes regionais do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal) confirmaram a aceitação da proposta, após assembleia da classe.
Segundo o prefeito Arlindo Garrote, o reajuste faz parte das ações de valorização da categoria. “Além desse reajuste para os servidores do magistério, apoio e administrativo, diversos profissionais irão receber mais 4% referente a progressão horizontal, que é o tempo de serviço. Esse é mais um compromisso que está sendo cumprido por nossa gestão. Mesmo tendo a certeza de que muito já foi feito, poderemos fazer muito mais, não só por nossos profissionais da educação, como também pela população de um modo geral”, destacou.
Valorização desde o início da gestão
No primeiro ano, o governo “Estrela para Todos” reformulou o Plano de Carreira e Remuneração dos Profissionais, obedecendo ao piso salarial profissional em vigor em 2013. Já no ano de 2014, foi concedido reajuste salarial de 8,32%.
No ano passado, os profissionais do magistério tiveram reajuste de 13,01% e os servidores de apoio e administrativo 7%.
Na avaliação de Anaísa Gonçalves, secretária municipal de Educação, a relação entre profissionais e Prefeitura tem se mantido amistosa e com interesse de ambas as partes em garantir e proporcionar direitos dos trabalhadores em educação. “Temos mantido diálogo constante e direto com os trabalhadores da rede municipal de ensino para tomar conhecimento dos pleitos da categoria e fazer o possível para atender as necessidades da classe”, finalizou.