Adeal realiza vistorias em coqueiros de Piaçabuçu Agricultura
Buscando garantir o controle de pragas que possam comprometer a produção de coco em nosso município, a Prefeitura de Piaçabuçu, através da Secretaria de Agricultura, em parceria com Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária De Alagoas (ADEAL), estão realizando inspeções em pousadas, restaurantes e sítios que possuem coqueiros ou palmeiras ornamentais. Nesse primeiro momento, técnicos da ADEAL vistoriaram 10 sítios observando se havia a presença da praga batizada de “Ácaro Vermelho das Palmeiras” e, para alívio dos agricultores, em nenhum deles a praga foi constatada.
Conhecida como “Ácaro Vermelho das Palmeiras”, cientificamente, a praga é conhecida como Raoiella indica Hist. Ela pode atacar coqueiros, bananeiras, dendezeiros e mais de noventa espécies de plantas, causando o amarelecimento severo e necrose das folhas e consequentemente a redução drástica da produtividade.
Segundo a responsável pelo Núcleo de Defesa Vegetal da ADEAL, Maria José Rufino, a presença do Ácaro Vermelho das Palmeiras foi confirmada em uma única palmeira, na orla de Maceió. “Neste trabalho de campo que realizamos na capital alagoana, as equipes inspecionaram propriedades e áreas públicas, a exemplo de parques, praças, ruas e avenidas da cidade, além de estabelecimentos comerciais de revenda de mudas de coqueiro e plantas ornamentais, fazendo uma análise detalhada das plantas”, afirmou Maria Rufino.
A boa notícia é que, de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), existe controle biológico natural, pois, o Ácaro Vermelho das Palmeiras tem vários predadores como Joaninhas, até mesmo outros ácaros predadores e fungos que podem ajudar a combater pragas.
Por AscomPMP