Segunda etapa do Programa São Miguel dos Campos Menos Dois Graus é iniciada Municípios
Na tarde de segunda-feira (27), em comemoração ao mês do Meio Ambiente, a Prefeitura Municipal de São Miguel dos Campos, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Seama), realizou a segunda etapa do Programa São Miguel Menos Dois Graus. O programa é uma idealização do Ministério Público Estadual e do Instituto para Preservação da Mata Atlântica (IPMA) que lançaram o Programa “Alagoas Menos Dois Graus”, que visa a arborização de áreas urbanas dos municípios alagoanos priorizando o plantio adequado de árvores nativas da flora brasileira e incentivos a Educação Ambiental.
Com o sucesso do Programa, foram firmadas parcerias entre as Instituições e Empresas patrocinadoras: Empresa Intercement, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e Usina Caeté, objetivando melhorar a qualidade de vida da população miguelense com a arborização da cidade, favorecendo melhores condições de habitabilidade, melhor conforto climático, embelezamento paisagístico, além de contribuir com o resgate de carbono para minimizar o aquecimento global. São Miguel dos Campos foi contemplado com mil mudas de espécies nativas do Centro de Mudas do IPMA, onde sua produção foi patrocinada pela Empresa Intercement, e o município receberá ainda o acompanhamento e instrução técnica para cada plantio.
No início do evento, o presidente do IPMA, Fernando Pinto, palestrou sobre a importância da arborização e objetivos do programa para as autoridades, convidados, patrocinadores, diretor, professores e alunos da escola Imaculada Conceição. E ainda abordou que uma das diretrizes do programa é a educação ambiental inserindo a participação de alunos ou comunidade, como forma de incentivar a preservação do meio ambiente, aprendendo a plantar, a cuidar das árvores existentes e conhecê-las. E ressaltou a importância da continuidade do plantio na mata ciliar do rio, na qual foram plantadas em 2014 mudas nativas doadas pelo IPMA/Intercement e pela Usina Caeté, e este ano plantaremos novamente realizando um trabalho de mobilização, sensibilização e assistência técnica.
Após a palestra, deu-se início a solenidade com a presença dos gestores do poder público, Prefeito George Clemente, Presidente da Câmara de Vereadores, Jó Clemente e a Coordenadora de Meio Ambiente, Marília Batista. Patrocinadores do Programa: Alfredo Ferro de Sá. diretor do SAAE, Ana Cristina, Técnica Ambiental da Empresa Intercement e Maria de Fátima Araújo, Coordenadora de Meio Ambiente da Empresa Usina Caeté. O evento também contou com a presença da comunidade escolar do Colégio Municipal Imaculada da Conceição e convidados presentes.
Preocupado com a arborização para melhoria de qualidade de vida para os miguelenses, o prefeito George Clemente, destacou a necessidade de transformar arborização principalmente das áreas do centro urbano, que mais sofrem com as altas temperaturas, salientando a elaboração de projetos que venham amenizar esse impacto, assim como em demais outras localidades. Proporcionando aos cidadãos miguelenses, um ar mais puro e úmido, arborizados por espécies adequadas para cada tipo de espaço, sendo um atrativo paisagístico e principalmente que tragam bem estar à população.
O Presidente da Câmera de Vereadores parabenizou o trabalho da equipe da SEAMA, que conta com a Coordenadora de Meio Ambiente, Marília Batista, pela conquista da adesão ao programa tão importante para arborização de nossa cidade e dos novos bairros que serão arborizados. “Gostaria de anunciar a minha satisfação e meus agradecimentos a todos os patrocinadores e ao presidente do IPMA”, frisou. Jó também destacou a importância de já ter sido iniciada a segunda etapa do Programa São Miguel dos Campos Menos Dois Graus com plantios no Jaci Clemente e realizar no decorrer do ano em outras localidades.
“Com o planejamento e mapeamento das áreas a serem plantadas e revitalizadas, o trabalho terá início seguido de sensibilização para a população e estudantes envolvidos. A sensibilização é um fator primordial para chamar a atenção da população sobre as medidas que garantam o cuidado e respeito à natureza, pois com mais árvores nativas plantadas significa mais qualidade de vida para as presentes e futuras gerações, menos barulho, menos poluição e menos calor, propiciando melhor conforto para quem reside e para quem transita em nossa cidade”, falou a Coordenadora de Meio Ambiente, Marília Batista.
Em seguida, todos se encaminharam para a celebração (alusão) da Placa do Programa colocada na entrada da cidade, que recebeu localmente o nome: São Miguel dos Campos Menos Dois Graus.
A Cia Teatral Palavras Ditas se apresentou com o tema “Arborizar é o caminho”, retratando a importância das árvores para o nosso futuro e o significado do Programa São Miguel dos Campos Menos Dois Graus para todos os envolvidos, abrilhantando mais uma vez o evento.
A Técnica em Meio Ambiente da SEAMA, Alenilda Oliveira, destacou que através do programa vamos obter uma flora mais rica, com árvores adequadas para arborização urbana, algumas delas com intensa floração ou adequadas para sombreamento, priorizando as nativas, e tem além de tudo um fim educativo promovendo a Educação Ambiental e divulgação da nossa flora e necessidade de sua conservação, pois “É necessário conhecer para preservar”, salientou.
O evento foi finalizado com um plantio de mudas com os alunos e professores da Escola Imaculada Conceição que plantaram juntamente com as Empresas, Instituições, Gestores Públicos e Grupo Teatral algumas mudas nativas das espécies Ipê-rosa, Ipê-roxo, Ipê-amarelo e Sabonete-de-soldado no canteiro central do Residencial Jaci Clemente, e realizaram também uma panfletagem de porta em porta sensibilizando os moradores a preservarem e cuidarem do jardim e árvores plantadas.