Municípios vão apresentar experiências exitosas em oficina e I Mostra do Mais Médicos e Provab Municípios
A Oficina Locorregional e a I Mostra do Programa Mais Médicos; e de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) acontecerão, simultaneamente, no dia 24 de outubro, na Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A oficina é realizada de forma quadrimestral, faz parte do cronograma, e a Mostra será a primeira a reunir pelo menos 20 experiências exitosas dos profissionais de 67 municípios que aderiram aos programas em questão.
De acordo com a assessora técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), Camila Valença, será uma oportunidade de os profissionais mostrarem os projetos de Trabalho de Conclusão de Cursos (TCC) – já que e especialização é um dos eixos dos dois programas – e os resultados coletados durante a atuação médica nos respectivos municípios.
Além dos trabalhos apresentados pelos médicos, serão expostos relatos de experiências das instituições que representam a Coordenação da Comissão Estadual do Programa Mais Médicos e Provab. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) – com o apoio do Cosems – convida os municípios que estiverem interessados em apresentar estes relatos que deram certo em seus municípios para, no dia do evento, levar o banner com as especificações dos trabalhos que pretendem divulgar.
“Será um legado que estes profissionais vão deixar no município, após a participação no programa”, destacou Camila Valença.
Acolhimento – O acolhimento dos 40 novos profissionais ao Programa Mais Médicos e Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) aconteceu nessa segunda-feira (26) no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), em Maceió. O objetivo foi apresentar para a categoria detalhes do programa, das portarias e leis que o regulamentam; as obrigações com relação ao processo de trabalho e informações sobre a especialização.
O Mais Médicos, instituído pela Medida Provisória nº 621 e sancionado na Lei nº 12.871, de 22 de outubro de 2013, pela então presidenta Dilma Rousseff, abrange ações conjuntas entre os Ministérios da Saúde e da Educação e faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa prevê a melhoria em infraestrutura e equipamentos para a saúde, a expansão do número de vagas de graduação em medicina e de especialização/residência médica, o aprimoramento da formação médica no Brasil e a chamada imediata de médicos para regiões prioritárias do SUS.
—
Mary Wanderley
Assessoria de Comunicação do Cosems