Prefeitura de Rio Largo implanta projeto Mulheres Mil Municípios
A Prefeitura de Rio Largo está implantando no munícipio o Projeto Mulheres Mil/Pronatec. Com o apoio da prefeita Eliza Alves, a ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (SMDSH) em parceria o Instituto Federal de Alagoas (Ifal).
Serão ofertados os cursos de agente de alimentação escolar, cuidador infantil, cuidador de idoso e camareira. Ao todo serão oferecidas 140 vagas. A aula inaugural ocorrerá no dia 27 no auditório do Colégio Municipal Judith Paiva. Já o início das aulas será no dia 31 na Escola Francisco Leão e o encerramento do módulo central acontece no dia 26 de dezembro.
As inscrições já foram realizadas nos dias 13 e 14 na Escola Francisco Leão, situada no bairro Mata do Rolo, e os cursos serão destinados às mulheres em situação de extrema vulnerabilidade social, residentes nos conjuntos habitacionais do Programa da Reconstrução (José Carlos, Demorisvaldo Wanderley, Tavares Granja e Teotônio Vilela) e do Programa Minha Casa, Minha Vida (Barnabé Oiticica e Antônio Lins de Souza – Módulo D.
O projeto tem como o objetivo estimular a inclusão educacional, produtiva e social de mulheres em situação de vulnerabilidade; possibilitar o acesso à educação profissional e tecnológica do alunado não tradicional; ofertar cursos e programas de educação profissional e tecnológica, com elevação de escolaridade e formação cidadã; articular mecanismos e conexões para a inserção das egressas no mundo do trabalho, estimulando o empreendedorismo, as formas associativas e solidárias e a empregabilidade.
As situações das candidatas são as seguintes: baixa renda, vulneráveis socialmente e de baixo nível de escolaridade; moradores de comunidades integrantes dos Territórios da Cidadania e/ ou com baixo indice de desenvolvimento humano; com idade a partir de 16 anos, chefes de família, em situação de extrema pobreza; deverão estar cadastradas ou em processo de cadastramento no CadÚnico.