Audiência pública em Ibateguara discute questão hídrica Ibateguara
Uma audiência pública, promovida pela Prefeitura de Ibateguara, debateu, ontem, a situação da escassez hídrica no município da região Serrana dos Quilombos, a 120km de Maceió, e que afeta toda a bacia do Rio Jacuípe. Representantes de diversos órgãos estaduais e municipais, do Ministério Público (MP) e da sociedade civil organizada apresentaram os problemas e propuseram soluções.
O prefeito de Campestre, Nielson Mendes, coordenador da Região Norte, representou a AMA e disse que todos os municípios da bacia do Jacuípe estão sofrendo com a estiagem. No município, a barragem teve uma redução de 40% no nível, o deixa a cidade em alerta. ele cobrou da Casal mais investimentos. “Vivemos momentos difíceis na área hídrica, estou junto a AMA a disposição de todos”, disse o gestor.
Várias autoridades no assunto marcaram presença, e a audiência iniciou com o secretário de meio ambiente, Aurino José da Silva, que explanou a situação do rio Jacuípe que abastece o município de Ibateguara e sofre muitos impactos ambientais. O evento contou com a presença dos principais órgãos, Casal, Ministério Público, Batalhão Ambiental, Usina Serra Grande e Sociedade Civil. A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), marcou presença com Luiz Emanoel de França Costa e o vice-presidente de Engenharia da Casal, Osmar Lisboa. Após ouvir a população, “estamos buscando soluções para sanar os problemas do município, aguardamos um estudo de ação emergencial”, ressaltou os engenheiros.
Muito criticada pelos presentes, a Usina Serra Grande enviou o agrônomo Edivaldo Ximendes, que admitiu o uso da água que abastece o município e, garantiu que a usina tem responsabilidade ambiental e que cumpre com as normas estabelecidas na lei, e que está à disposição da sociedade para juntos buscar soluções.
A audiência contou com três professores da UFAL, Jerônimo Lima, Valmir de Albuquerque Pedrosa e Gustavo Carvalho, eles debateram a situação da escassez e se disponibilizaram com projetos para ajudar o município a resolver os problemas. Também presente, Marcus Mousinho, Ministério Público, José Alberto Ramos, Juiz de Direito, Sargento Eduardo, Batalhão Ambiental.
Esperançoso no evento, o prefeito Geo Cruz apelou aos presentes pedindo apoio da sociedade civil e cobrou dos órgãos competentes melhorias e investimentos no sistema de abastecimento da cidade. “É nas crises que temos de nos unir na busca de soluções, conto com todos vocês que juntos chegaremos a solução”, disse o prefeito.