Programa Saúde na Escola promove palestras nas escolas de Rio Largo Educação
Alunos das 35 escolas municipais de Rio Largo estão recebendo a visita das equipes das secretarias de Saúde e da Educação que estão apresentando o conjunto das 12 ações propostas pelo governo federal para a nova adesão do Programa Saúde na Escola (PSE) para 2017. As palestras acontecem desde o dia 3 de julho e, nesta segunda-feira (24), a equipe composta por técnicos de saúde, cirurgião dentista, médica, enfermeira, agentes de saúde e da assistência bucal esteve na escola municipal Renato Jarsen de Melo, no Tabuleiro do Pinto, e foram recebidos pela direção da unidade, professores e alunos.
Segundo a coordenadora de Promoção da Saúde/PSE, Somaya Lemos, o projeto tem o objetivo de promover, de forma preventiva no período de um ano, ações que minimizem agravos da saúde. O público alvo são os alunos do Ensino Fundamental que contemplam os anos iniciais e finais de (06 a 14 anos) com maior relevância nos acidentes e suavidade na abordagem das violência para os anos iniciais. “É importante que as equipes registrem as avaliações realizadas para que estes dados possam ser analisados e permitam o monitoramento da situação de saúde dos estudantes. O conhecimento da situação de saúde é importante elemento para o planejamento das ações”.
Os temas propostos são: direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS; prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos; promoção das Práticas Corporais, da Atividade Física e do Lazer nas escolas; prevenção das Violências e dos Acidentes; identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação; (Hanseníase, Filariose, Esquistossomose, Geohelmintíases, Oncocercose e Tracoma).
Ainda compõem os 12 temas promoção e Avaliação da Saúde bucal e aplicação tópica de flúor; verificação da situação vacinal; promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável; promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração; promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração e ações de combate ao Aedes aegypti.
ASCOM RIO LARGO