Com o fechamento do lixão, Prefeitura de União terá avanços ambientais e econômicos Meio ambiente
O fim do lixão ocorre na quinta-feira (10) e vai contribuir para a defesa do meio ambiente, a melhora na saúde pública do município e ainda proporcionar novas alternativas de fonte de renda para os catadores
Na quinta-feira (10/05), a Prefeitura de União dos Palmares vai realizar o fechamento do lixão do município, seguindo os conformes do Ministério Público para a fase final do processo para que Alagoas se molde à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). De acordo com o prefeito Areski Freitas (Kil), essa atitude das prefeituras é uma verdadeira mudança de paradigmas, dando à sociedade novos rumos de sustentabilidade e defesa ao meio ambiente e garantindo a saúde das suas populações.
“Sabemos bem de todos os malefícios que os lixões a céu aberto podem trazer tanto para a saúde quanto para o meio ambiente através da contaminação do solo e da água, que ocasiona várias doenças”, explica Kil. Com o encerramento das atividades, União vai ser comprometer a recuperar as áreas degradadas e viabilizar a criação de cooperativas recicláveis para alcançar as pessoas que trabalhavam nos antigos lixões.
Maior renda para os catadores
O sistema de cooperativa de reciclagem, inclusive, já mudou a vida de catadores de todo o país. Além de proporcionar maior segurança na garantia de suas rendas, já que os catadores não vão mais trabalhar de forma individual, as estimativas de aumento de lucro para estes trabalhadores podem chegar em até aproximadamente 300% a mais. Além da importância do processo de reciclagem para o meio ambiente.
Nova destinação
Agora o lixo terá destinação final para o aterro sanitário do município de Pilar, a obra, que é de enorme relevância ambiental, pois vai garantir minimização das emissões dos gases de efeito estufa, que é de grande prejuízo para o meio ambiente e qualidade de vida da população.
ASCOM UNIÃO