Abertura Estadual da Semana Mundial de Aleitamento Materno será na próxima segunda Municípios
Objetivo é desenvolver ações em comemoração ao Agosto Dourado e estratégias de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno em Alagoas
A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), Izabelle Pereira, participa no próximo dia 6 da Abertura Estadual da Semana Mundial de Aleitamento Materno: Amamentação é a Base da Vida. O evento acontece até a terça-feira (7) no Mega Auditório Dr. Djalma Breda da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) no Trapiche da Barra. O evento é coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau).
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Unicef, pelo menos seis milhões de vidas de crianças são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva. O objetivo do evento é desenvolver ações em comemoração ao Agosto Dourado e estratégias de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno em Alagoas.
De acordo com a titular do Cosems, a amamentação é forte aliada no combate à mortalidade infantil, uma vez que o leite materno protege contra infecções e reduz o número de mortes em crianças amamentadas. Outras vantagens da amamentação, na opinião ela, dizem respeito à redução de diarreia e outras doenças como asma e alergias, além de proporcionar o melhor desenvolvimento intelectual, tranquilizar o bebê e fortalecer o vínculo entre mãe e filho.
Os especialistas orientam as mães que até os seis meses de idade não há a necessidade de qualquer complementação alimentar, mas que o bebê apenas mame no peito da mãe, sem ingerir água ou chá, já que o bebê mata a sede com o próprio leite materno. A programação do evento inclui mesas redondas e palestras sobre a temática; curso de Atualização e Manejo em Aleitamento Materno; Blitz da Amamentação, dentre outras.
ASCOM COSEMS