Secretaria de Educação de Rio Largo propõe ampliação do atendimento para alunos especiais Educação
Preocupada com a inclusão das pessoas com deficiência na rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação propõe a ampliação do Atendimento Educacional Especializado para 300 alunos especiais nas salas de recursos multifuncionais. Em 2018, apenas duas escolas ofertaram o atendimento e, este ano, serão 15 unidades, o que demonstra um avanço bastante significativo para a educação inclusiva de Rio Largo.
A rede conta com quase 15 mil alunos e uma demanda de quase 800 alunos especiais. A Educação inclusiva compreende a Educação especial dentro da escola regular, transformando-a em um espaço para todo e favorecendo a diversidade na medida em que considera que todos os alunos são diferentes um do outro.
Segundo a secretária municipal de Educação, Josicleide Moura, há, entretanto, necessidades que interferem de maneira significativa no processo de aprendizagem e que exigem uma atitude educativa específica da escola como, por exemplo, a utilização de recursos e apoios especializados para garantir a aprendizagem de todos os alunos, mostrando o comprometimento e o respeito a esse público.
“A Educação é um direito de todos e deve ser orientada no sentido do pleno desenvolvimento e do fortalecimento da personalidade. A prefeitura passa a humanizar e garantir o constitucional da Pessoa com Deficiência”, concluiu a secretária.
ASCOM RIO LARGO