Programa Conecte SUS começará pelos Municípios de Alagoas Municípios
Lançado nesta segunda-feira, 11 de novembro, o programa Conecte SUS, do Ministério da Saúde, pretende informatizar as unidades de saúde do país. O projeto piloto começará pelos Municípios de Alagoas. Com o objetivo de dar mais eficiência no atendimento e na continuidade do tratamento em qualquer local, as informações de saúde do cidadão serão integradas em uma grande rede de dados denominada Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).
O Estado alagoano foi escolhido, segundo a pasta, por ter uma das melhores coberturas de internet do país. Os Municípios, por adesão, devem informatizar as unidades de saúde da Atenção Primária a partir de apoio financeiro do Ministério da Saúde. Em Alagoas, 76% das unidades de saúde da família precisam ser informatizadas.
A partir do monitoramento e da avaliação dos processos nos Municípios alagoanos, a validação do modelo iniciará em março de 2020. Em seguida, ocorrerá a expansão para outros Estados. O Conecte SUS é parte da estratégia da Saúde Digital definida pelo governo federal.
Quando finalizada a implementação, a pasta afirma que o cidadão terá acesso as suas informações por celular, computador ou tablete, utilizando apenas o CPF, além da decisão sobre o compartilhamento de seus dados em saúde. Pelo programa, o cidadão poderá consultar a própria trajetória no SUS, como quais vacinas tomou, atendimentos e exames realizados, internações e medicamentos.
Essa integração e disponibilidade de dados é uma das demandas da Confederação e foi apresentada ao governo federal durante a XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. A solicitação também envolve a integração e redução do número de sistemas de informações que os Municípios devem alimentar diariamente, o que facilitará o monitoramento do atendimento dos usuários nas redes de atenção à saúde dos Municípios e evitará duplicidades de atendimento. Além, é claro, de fornecer as informações de saúde aos usuários do SUS.
De acordo com a nova Política de Financiamento da Atenção Primária à Saúde, tema da Roda de Conhecimento desta quinta-feira, 14 de novembro, que contou com a participação do Secretário da Atenção Primária Erno Harzheim, os Municípios receberão R$ 2 mil mensais por cada equipe de saúde da família informatizada. “Inicialmente vamos financiar as 26 mil equipes que já estão informatizadas”, afirmou o secretário.
A CNM espera que a nova política de informatização atinja seus objetivos, uma vez que debatemos e buscamos essa informatização desde 1999, com a proposta inicial do Cartão SUS e em seguida do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) e, por fim, da Política de Informatização das Unidades Básicas de Saúde (PIUBS).
Da Agência CNM de Notícias, com informações do Ministério da Saúde
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil