AMA completa 39 anos de luta municipalista Municípios
São quase 4 décadas levantando a mesma bandeira: os municípios. A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) completa neste domingo, dia 16 de fevereiro, 39 anos. Destes, Dona Elza, copeira da entidade, está aqui há 30, sendo a servidora mais antiga. Entre um café servido e outro, ela viu muita coisa de perto.
Foram nove anos antes dela começar a trabalhar na Entidade que tudo começou, em 16 de fevereiro de 1981. A reunião foi histórica e dela participaram o então presidente da Associação Brasileira dos Municípios – ABM, Alfredo Hoffmeister, vários deputados e 50 prefeitos. O objetivo era um só criar uma entidade independente, capaz de agregar ideias e promover estratégias para desenvolvimento municipal.
Além da criação do primeiro estatuto, os municípios foram divididos em microregiões e, eleito o primeiro Conselho Diretor, que teve como presidente Fernando Afonso de Mello e o Conselho Deliberativo, cuja presidência ficou com João Teixeira Cavalcante.
Com a missão de apoiar e assessorar aos prefeitos alagoanos para uma gestão eficiente e de qualidade, a AMA se reinventa a cada nova gestão, mas nunca perde o foco. “Cada presidente tem uma forma de liderar, já acompanhamos muitos por aqui. A gente sempre se adapta ao jeito de cada um”, afirmou Larissa Ferro, gerente de Secretaria e Articulação, que trabalha na AMA desde 1999 anos e já completou duas décadas por aqui.
A AMA tem desenvolvido programas dinâmicos garantindo capacitação e atualização nos processos de informação que levem as prefeituras a ter um controle gerencial de atuação identificando diversos órgãos estaduais e federais, geradores de recursos para o fomento ao desenvolvimento e programas sociais, tudo em prol do municipalismo alagoano.