AMA orienta gestores para requisitos no uso dos veículos escolares Municípios
Após orientação, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) dará inicio a fiscalização dos veículos de transportes escolares em todo território nacional, com foco na prevenção e redução dos acidentes nas rodovias. A Operação Volta às Aulas será realizada em duas fases. A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) participou, nesta terça (18), da reunião de conscientização para auxiliar prefeitos, secretários e técnicos municipais nos requisitos para uso dos veículos. Durante a reunião, o chefe do Grupo de Educação para o Trânsito (Getran), Lisboa Junior, que coordenou a ação, reconheceu as palestras desenvolvidas e cursos dedicados para capacitação dos técnicos e coordenadores de frota.
“Não há preocupação com a idade dos ônibus, contanto que preencha os requisitos propostos pela PRF. O condutor tem a responsabilidade de verificar a condição de uso, mas, cabe o município fiscalizar a manutenção dos veículos. O gestor precisa cumprir o que está na normativa, e anotar o que é eficiente ou inoperante”, explicou o chefe do Grupo de Educação para o Trânsito (Getran), Lisboa Junior, que irá intermediar situações específicas em conjunto com o Detran para não criar mais dificuldades aos municípios.
Para AMA, a PRF disponibilizou 14 requisitos para adaptação dos veículos escolares, como, por exemplo, o registro de classificação, a categoria de propriedade, a autorização para o transporte de estudantes, que precisa ser afixado em local visível, e o tipo de pintura. O tacógrafo, equipamento para registro de velocidade e tempo, motivou dúvidas entre os mais de 30 participantes na reunião. “O ideal é que seja digital, afinal, o equipamento precisa estar em condição de uso”, disse Junior.
Faça o download da apostila da Operação Volta às Aulas!