Governador pede ajuda aos prefeitos para abrir novos leitos coronavirus
Em webconferência, o governador Renan Filho solicitou ajuda aos prefeitos para abertura de novos leitos para tratar da Covid-19. A proposta é colaborar com as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), ou enviar recursos para auxiliar nos leitos de enfermarias de hospitais já estruturados dos municípios, que queiram contribuir com a regulação do Estado.
“Nosso plano era 1000 leitos, já temos 700 leitos funcionando hoje, esta semana teremos mais 150 no Hospital de Campanha de Maceió, mas ainda assim não será suficiente. Por isso vou tomar duas decisões hoje, a primeira é colaborar com os municípios que têm UPA e estão ajudando com o atendimento, mandando recursos para estas cidades, inclusive pra contratar mais médicos. A segunda é contratar 200 ou 300 leitos de enfermaria nos municípios, e pagar 600 reais por leito”, afirmou o governador Renan Filho.
Um estudo será elaborado em parceria com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), além da colaboração dos prefeitos para fazer a divisão de leitos entre as principais regiões. A presidente da AMA, Pauline Pereira, afirmou que os prefeitos estão dispostos a colaborar com o governador, mas precisam do Estado para capacitar as equipes de saúde e para contratação de tomografia.
“Vamos verificar município por município, para ver qual vai poder participar. Em Campo Alegre, por exemplo, estamos com duas unidades sentinelas e vamos participar da regulação do Estado. Essa é a hora de unir forças”, afirmou a presidente Pauline.
O prefeito de Quebrangulo, Marcelo Lima, disse que já estava se preparando para a chegada da Covid-19 em seu município e que disponibilizará cerca de 20 leitos. Ele alertou ainda sobre a importância do tratamento da doença em seu estágio inicial, antes de uma possível internação do paciente. “Me preocupo com a abertura dos leitos, não podemos deixar de lado o cuidado da doença da fase 1, pois esse cuidado pode salvar muitas vidas”, afirmou.
Em Penedo, o prefeito Marcius Beltrão colocou à disposição o tomógrafo que deve ser instalado ainda essa semana, além do laboratório que tem capacidade de realizar 500 exames por dia, e 63 leitos. “Estamos juntos para somar forças pela saúde dos alagoanos”, destacou o gestor.
Os demais prefeitos também colocaram os leitos disponíveis para o Estado, como Capela que disponibilizou 70% dos leitos com oxigênio e a máquina de raio-x do município. O governador destacou que essa ação vai auxiliar os moradores das regiões, que não vão precisar se deslocar para outras regiões do estado.
Essa parceria do parceria do Governo do Estado com os municípios significa ajudar a população no combate à Covid. “Eu conheço a luta de todos e, por isso, prefiro passar os recursos para as prefeituras”, destacou o governador Renan Filho, que pretende abrir os primeiros leitos a partir do dia 25.