Covid-19: Com 154 casos positivos, Pão de Açúcar é o terceiro do sertão com maior número de pessoas contaminadas coronavirus
Na noite desta quarta-feira (17), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou mais um Boletim Epidemiológico – OVID-19, que mostra o crescimento assustador do número de moradores contaminados com o novo coronavírus, no município de Pão de Açúcar, isto é, 154 casos positivos. O número de pessoas com síndromes gripais é 439; os casos em investigação já somam 190; as pessoas curadas já são 43 e o número de óbitos é 02, podendo aumentar, a qualquer momento, em razão do avanço da doença.
Com este número preocupante, o município é o terceiro do sertão alagoano com mais casos de contaminação, ficando atrás somente de Santana do Ipanema (218 casos) e Olho d`Água das Flores (165 casos).
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Pão de Açúcar, um fator que tem contribuído muito para o aumento preocupante de pessoas contaminadas é a resistência de uma parte significativa da população, que continua deixando de seguir às normas preventivas disponibilizadas nos decretos estaduais e municipais.
Para que se tenha uma ideia da dimensão da desobediência dos moradores, a Prefeitura de Pão de Açúcar, através da Vigilância Sanitária Municipal, teve que acionar a polícia militar, na última segunda-feira (15), para impedir a realização da feira livre da cidade, já que este evento comercial está proibido por meio de um decreto municipal que foi amplamente divulgado. Durante a operação policial para a retirada de várias bancas comercializando gêneros alimentícios na área pública, foi constatada, mais uma vez, aglomerações de pessoas e a indelicadeza de alguns feirantes que insistiam em descumprir as normas proibitivas da prefeitura.
Em Pão de Açúcar, assim como nos demais município de pequeno porte, não existe UTI com os equipamentos necessários para o tratamento de pacientes que apresentem um quadro crítico da doença, sendo este o motivo principal das preocupações do prefeito Clayton Farias Pinto e da secretária Elisberlânia Correia (Saúde), já que haverá grande dificuldade de encaminhamento de pacientes para outros centros equipados, em razão da insuficiência de vagas, em caso de necessidade.
“Estamos apelando para a população, para colaborar com o Poder Público, neste momento difícil em que a COVID-19 pode matar um número maior de pessoas, em Pão de Açúcar. Sendo assim, reforçamos o nosso apelo: continue em isolamento social; evite aglomerações; use máscaras de proteção; faça a higienização pessoal, higienize sua casa, objetos e alimentos; obedeça ao Toque de Recolher; fique em casa”, diz a nota da Prefeitura de Pão de Açúcar.
Uma nova nota de alerta aos moradores está sendo veiculada, desde a noite desta quarta-feira (17), nas redes sociais e, ainda, através de um carro de som e da Rádio Rio FM de Porto da Folha (SE).
ASCOM PÃO DE AÇÚCAR