União entre Governo de Alagoas, Prefeitura e Santa Casa efetiva sete leitos de UTI e 18 de retaguarda para Penedo Municípios
Bispo diocesano Dom Valério Breda foi homenageado dando nome ao novo setor médico
Em gestões passadas, Penedo ficou apenas no quase e no foi por pouco. Mas, com a administração Marcius Beltrão (PDT) e Ronaldo Lopes (MDB), o antigo sonho se tornou realidade nesta terça-feira, 23. Foram entregues à população sete leitos de UTI e 18 de retaguarda. O momento histórico foi concretizado graças à união do Governo de Alagoas, da Prefeitura de Penedo e da Santa Casa. Os investimentos também fazem parte das ações de enfrentamento ao Coronavírus.
A partir de hoje os sete leitos de UTI entram na regulação do Estado, podendo atender pacientes de outras cidades. Com isso, pode desafogar também os municípios de Arapiraca e Coruripe.
“Hoje a regulação de Alagoas ganha reforço de sete novos leitos de UTI. Mesmo que o paciente esteja na UPA e o médico solicite autorização, a regulação do Estado precisa encaminhar. Essa é uma forma de obter o controle e atender todo o estado. Neste momento histórico para Penedo quero agradecer ao prefeito Marcius e ao Eduardo Regueira. Para vencermos o vírus todos precisam dar as mãos. E isso foi feito para que chegássemos neste momento”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.
Os benefícios de hoje vão mais além, se estendendo à população do Baixo São Francisco. Até então, sem leitos de UTI disponíveis. O deputado Marcelo Beltrão (PP) também foi um dos que lutou por este momento.
“Esse legado ficará para o município de Penedo e toda uma região. Leitos que vão preservar vidas e garantir um tratamento digno à população do Litoral Sul e do Baixo São Francisco. É muito gratificante como cidadão e parlamentar participar deste momento. Que possamos nos unir mais e mais para continuarmos lutando para transformar a vida dos alagoanos”, pontuou.
Independência e legado
Para o governador Renan Filho (MDB), Penedo além de desafogar outras regiões, entrou vez no enfrentamento ao Coronavírus. “Penedo faz a Saúde Pública funcionar acima da média. Por isso é um grande prazer estar aqui. Quero parabenizar o prefeito Marcius por estar ao lodo de todas as ações do Governo de Alagoas. Hoje estamos colhendo os frutos de uma união que vai ajudar uma grande região. Além disso, vai desafogar as cidades de Arapiraca e Coruripe. São sete leitos de UTI e 18 de retaguarda que irão ficar como legado. Todos serão mantidos para continuar salvando vidas”, garantiu o chefe do Executivo estadual.
A unidade trouxe resultados
A união faz a força, assim define o prefeito Marcius Beltrão (PDT) o momento histórico que Penedo alcançou. “Este momento é de união, de unidade. Por isso chegamos aqui. Essa vitória é do povo penedense, da 6ª Região e de Alagoas. Vamos garantir a ampliação no atendimento de média e alta complexidade. Com os leitos de UTI procedimentos nunca feitos aqui poderão ser realizados. Estou muito feliz, sei que todos os penedenses também estão. Com o tempo de Deus, estamos fazendo história em prol de todos”, enfatizou.
Homenagem
No dia 16 de junho faleceu o bispo diocesano de Penedo, Dom Valério Breda, que também era o provedor da Santa Casa de Misericórdia. Como forma de homenageá-lo, o novo setor médico da unidade hospitalar foi batizado com o seu nome.
“Há oito dias se abriu uma lacuna com falecimento do bispo de Penedo, Dom Valério Breda. Graças ao seu dinamismo durante nove anos como provedor da Santa Casa conseguimos grandes conquistas, como a ampliação e melhorias na Maternidade, o Centro de Ortopedia 24horas, dentre outros. E hoje estamos entregando os leitos de UTI. Ficam os aplausos pelo seu mérito e tantos outros benefícios. Que os 25 leitos tenham aberto um ciclo de cooperação mútua pelo bem maior, a saúde do povo penedense”, encerrou emocionado o vice-provedor da Santa Casa de Misericórdia, Eduardo Regueira.
—
ASCOM PENEDO