IBGE divulga base de endereços em formato digital; curso da CNM aborda o tema Municípios
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) disponibiliza, a partir desta quarta-feira, 30 de setembro, a base de faces de logradouros dos Municípios do Brasil em formato digital, ou seja, georreferenciada em shapefile (formato de arquivo com dados geoespaciais em forma de vetor). A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que os dados – referentes aos endereços em áreas urbanas e de expansão urbana municipal, com detalhamentos de quarteirões, ruas e praças – podem apoiar o planejamento de prefeituras.
Isso se aplica, por exemplo, nos cadastros de endereços e zoneamento urbano, assim como na confecção de cartas e mapas atualizados que facilitem as ações locais. Além disso, a base pode ser utilizada em estratégias que demandem componentes geoespaciais, como os cadastros imobiliários e o mapeamento das áreas informais.
O IBGE explica ainda que a base de faces de logradouros é importante para análises da distribuição espacial, dinâmica e padrões de organização das áreas urbanas dos Municípios brasileiros, além de áreas rurais, dos aglomerados subnormais (favelas), povoados, lugarejos e núcleos. A ferramenta também auxilia em áreas de expansão urbana e de difícil acesso, onde o registro de endereços tende a ser frágil e não formalizado, o que dificulta a gestão urbana e o acesso a serviços.
Como os dados não estão relacionados a um Censo Demográfico ou Agropecuário, a base divulgada é considerada intermediária. O material será disponibilizado pelo órgão anualmente e é compatível com escalas de 1:5.000 a 1:25.000.
Censo 2021
Quanto à importância da atualização dos logradouros e à necessidade de os gestores melhor se organizarem para a coleta do Censo 2021, a CNM em parceria com o IBGE promoverá, de maneira inédita, uma edição virtual do curso Censo 2021 – O que seu Município precisa muito saber. O evento ocorrerá em 7 e 8 de outubro. As vagas já estão esgotadas, mas os interessados podem acompanhar a abertura de nova turma no site oficial do CNM Qualifica.
Da Agência CNM de Notícias
Foto: Mauricio Vitorino/MB/Assessoria