Auxílio Emergencial para artistas começa a ser pago em Piaçabuçu Municípios
Secretaria de Cultura concluiu processos previstos na da Lei Aldir Blanc, que assegura direito a profissionais do setor cultural, e auxilio já está sendo pago os artistas inscritos.
Os artistas contemplados foram cadastrados e habilitados para concorrerem ao edital lançado pela prefeitura de Piaçabuçu através da secretaria de Cultura, que contemplou 51 artistas piaçabuçuenses. Entre eles músicos instrumentista, atores/atrizes, grupos, produtores culturais, afro-cultural, fotógrafos, cantores e artesãos.
Para a primeira-dama e secretária de Cultura de Piaçabuçu Adriana Brêda, a missão de fazer com que esses recursos chegassem a todos os artistas aptos a receberem, era um compromisso da gestão com os segmentos ligados a cultura.
“A pandemia está sendo difícil, nossos artistas não poderiam deixar de serem atendidos neste momento em que estão com dificuldades de exercerem suas atividades. Vencemos a burocracia e graças ao apoio o Prefeito Djalma Beltrão, e ao trabalho da equipe da Cultura os artistas já estão recebendo os seus auxílios” confirmou a Secretária.
Os critérios de seleção são bem semelhantes aos do auxílio emergencial e não é possível acumular os dois. A lei tem com conceito muito amplo sobre atividade cultural, incluindo festas populares e “centros de cultura alimentar”. Para ter direito ao auxílio da Lei Aldir Blanc, é necessário ter “atuado social ou profissionalmente nas áreas artística e cultural” nos 24 meses anteriores à publicação da lei, ou seja, de maio de 2018 a maio de 2020.
Segundo o Secretário Adjunto de Cultura, Clebson Horácio o município ribeirinho é quarto em Alagoas a pagar aos seus artistas o auxílio. Como contrapartida uma live será realizada com os artistas nos dias 03, 04 e 05 de dezembro, a partir das 18h, onde vários estilos musicais, danças, artesanatos, teatro e outras formas de expressões culturais serão apresentadas ao grande público da internet.
Em razão da crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus, o texto previa o pagamento de recursos que poderão ser usados como subsídios para manutenção de espaços culturais e fomento a projetos. “Piaçabuçu cumpriu todos os requisitos e hoje, o auxílio já é uma realidade na classe cultural” afirmou Adriana.