Sefaz e Sedetur se reúnem com empresas de aplicativos delivery para discutir medidas de auxílio ao setor de bares e restaurantes alagoanos Economia
O encontro teve como base a Carta Conjunta Nº 001/2021 enviada pelos órgãos com o pedido de redução de taxas às empresas
Por Kamilla Abely e Anna Cláudia Almeida
As Secretarias de Estado da Fazenda (Sefaz) e do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur) se reuniram, nesta quarta-feira (24), com representantes das empresas de aplicativos que atendem o setor de bares e restaurantes de Alagoas. Com base na Carta Conjunta Nº 001/2021 enviada pelos órgãos semana passada, o encontro teve como objetivo discutir medidas de redução de taxas das plataformas e formas de auxiliar o segmento durante o período pandêmico.
A reunião contou com a presença do secretário da Fazenda George Santoro, do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, do presidente da Abrasel-AL, Thiago Falcão e dos representantes das empresas e associação dos aplicativos com prestação de serviços em delivery, encomendas e locomoção de passageiros, como Ifood, 99 e Uber.
O secretário da Fazenda, George Santoro, destacou o esforço do Governo do Estado com o auxílio econômico para ajudar o segmento de bares e restaurantes – setor que cresceu muito durante a pandemia, por meio do delivery. Na oportunidade, reforçou a importância de auxiliar o segmento para manter seu funcionamento e contribuir para a economia do Estado. Após a reunião, as empresas ficaram de analisar os pleitos apresentados pelo segmento e Estado.
“A reunião foi muito produtiva, as empresas já estão estudando medidas de auxílio e já temos uma das associadas que já disponibilizou uma redução de tarifas considerável e outra que também já está fechando esse pacote. Acreditamos que todas as demais virão em seguida, seguindo o exemplo. Esperamos que esse esforço coordenado proporcione melhorias e torne menos dura a vida desse segmento muito afetado pela pandemia”, ressaltou Santoro.
O presidente da Abrasel-AL, Thiago Falcão, que apresentou os problemas que mais afligiam o setor de bares e restaurantes, destacou a importância do encontro na viabilização de uma maior proximidade entre os aplicativos e o segmento. “Foi um momento importante para ajudar o setor que vem sofrendo perdas sem tamanho, vimos que dois aplicativos já tinham feito um movimento positivo nesse sentido, de baixar taxas e ajudar os empresários. A reunião serviu para pedirmos a prorrogação dos benefícios e também pontuar pautas importantes para os empresários”, enfatizou Falcão.
Já o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, destacou a importância desse ambiente de diálogo aberto, conjunto e próximo a todo segmento produtivo, empreendendo esforços conjuntos.
“O fórum de discussão foi um passo decisivo para que nesse momento saiam grandes soluções, principalmente, para os empreendedores e trabalhadores que estão sendo mais economicamente afetados pela crise da COVID-19 no mundo, a exemplo dos profissionais cadastrados nos aplicativos de delivery e viagens, que atualmente usam essas plataformas como único meio de sustento e renda para suas famílias”, ressaltou Brito.