AMA apresenta case de sucesso dos municípios alagoanos na Lei Aldir Blanc Cultura
Durante webinar com os gestores municipais do setor cultural, na manhã desta segunda-feira, dia 24, o assessor técnico da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Francisco Batinga, apresentou o case do Estado, onde 95 dos 102 municípios receberam verba da Lei Aldir Blanc. Mais de R$25 milhões foram injetados no setor.
O sucesso se deu através da consultoria que a AMA prestou, além das reuniões para capacitação dos técnicos municipais. Batinga deu destaque à importância da aprovação de outros projetos do setor de cultura, como o Projeto de Lei 73/2021, que recebeu o nome do ator Paulo Gustavo, e do PL 1.518/2021, a Aldir Blanc 2.
O PL Paulo Gustavo propõe destinar R$4,3 bilhões ao setor cultural e audiovisual até o final de 2022. Já o PL Aldir Blanc 2 cria uma política nacional permanente de fomento ao setor cultural, executada de forma descentralizada nos municípios.
“É importante a aprovação desses projetos tanto para o momento que estamos enfrentando com a pandemia, como também já prevendo o enfrentamento do setor na retomada no momento pós pandemia”, destacou Batinga. Mais de 550 gestores participaram do debate pela manhã.