CNM convoca assembleia geral para posse da nova gestão em 31 de maio Administrativa
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) convoca, por meio de edital, assembleia geral extraordinária para 31 de maio, às 9 horas, na sede em Brasília. Na ocasião, ocorrerá a posse dos membros eleitos para os cargos do Conselho Diretor, Conselho Fiscal e Conselho de Representantes Regionais para a gestão CNM 2021-2024.
Em março, foi realizado o processo eleitoral da entidade, com eleição da chapa “Movimento CNM Independente, que recebeu 1.961 votos favoráveis (98,6%) e 28 brancos ou nulos (1,4%), totalizando 1.989 votantes. Após três anos à frente do movimento municipalista, o presidente Glademir Aroldi deixará o cargo. Tomará posse o presidente eleito, Paulo Ziulkoski, também presidente de honra da CNM (veja a lista da diretoria abaixo).
As eleições para a Gestão 2021-2024 foram feitas por votação eletrônica. O sistema de votação foi construído especialmente para o processo eleitoral com empresa responsável independente. Tiveram direito ao voto representantes legais dos Municípios associados à CNM há mais de seis meses consecutivos e que estivessem em dia com contribuições até a data de 26 de fevereiro de 2021, assim como os atuais membros dos Conselhos Diretor, Político, Fiscal e de Representantes Regionais em dia com obrigações sociais.
Nova diretoria
A chapa eleita tem como presidente o presidente de honra da CNM, Paulo Ziulkoski. O primeiro escalão será formado pelos seguintes integrantes:
1 vice-presidente: Julvan Lacerda – ex-prefeito de Moema (MG) e presidente da AMM-MG;
2 vice-presidente: Luiz Sorvos – prefeito de Nova Olímpia (PR);
3 vice-presidente: Rosiana Beltrão – prefeita de Feliz Deserto (AL);
4 vice-presidente: Haroldo Naves – prefeito de Campos Verdes (GO) e presidente eleito da FGM; e
5 vice-presidente: Jair Souto Prefeito de Manaquiri (AM) e presidente da AAM-AM;
O 1º, 2º e 3º secretários serão, respectivamente, o ex-prefeito de Afogados da Ingazeira (PE) e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Coimbra Patriota; o prefeito de Santana do Seridó (RN) e ex-presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Hudson Pereira de Brito; e o prefeito de Pedras de Fogo (PB) e ex-presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Manoel Alves da Silva Júnior.
A tesouraria da próxima gestão CNM será exercida por três líderes municipalistas. Do primeiro para o terceiro, são eles: o prefeito de Santarém (PA) e ex-presidente da Federação da Associação de Municípios do Estado do Pará (Famep), Francisco Nélio Aguiar da Silva; o prefeito de Igarapé Grande (MA) e presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Erlânio Furtado Luna Xavier; e o prefeito de Chorozinho (CE) e presidente da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), Francisco de Castro Menezes. Confira os demais integrantes da diretoria.
Acesse aqui o edital.