Presidente da AMA participa de coletiva que aumenta medidas restritivas Municípios
As medidas estabelecem novos horários para comércio, bares e proíbem praias no final de semana
Com grande ocupação dos leitos de Covid-19, o Governo do Estado regrediu o Decreto com algumas medidas restritivas de isolamento e do funcionamento do comércio. O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, participou da coletiva, na tarde desta quinta-feira, dia 27, que anunciou as medidas e reforçou que esse é o único caminho possível para salvar a vida das pessoas.
“Desde o primeiro momento os municípios e o Estado têm atuado juntos. Diante do agravamento do número de ocupação de leitos e de mortes não havia outra medida senão regredir o decreto e ampliar as medidas de restrição. A vida tem que estar sempre em primeiro lugar. Nós sabemos do impacto econômico que isso leva na vida das pessoas, das dificuldades que as pessoas terão, mas precisamos do apoio de todos para sair desse pesadelo o quanto antes”, afirmou Wanderley.
Sobre a vacinação nos municípios, Hugo ressaltou o trabalho integrado com o Estado que tem permitido avançar com agilidade. “Infelizmente estamos vivendo essa irregularidade na chegada das vacinas. Mas o Estado de Alagoas se preparou e guardou um estoque, o que permitiu dar continuidade. Essa nova remessa está sendo direcionada para completar o ciclo vacinal das pessoas”, destacou o presidente da AMA, ao lembrar que os municípios têm capacidade de vacinar ainda mais se houver vacina.
Cerca de 92% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do estado estão ocupados. O governador Renan Filho ressaltou que o crescimento súbito dos números de casos, o surgimento de novas cepas e o novo perfil de pessoas internadas obrigou o Estado a tomar medidas mais duras, regredindo o decreto para como estávamos há 30 dias atrás.
“Estamos com pessoas mais novas internadas, porque os mais velhos já foram vacinados. Essa semana tivemos a morte de uma jovem de 17 anos sem comorbidade nenhuma”, alertou Renan Filho. O secretário de Estado, Alexandre Ayres, também pediu o apoio da população, especialmente, dos que já foram vacinados para continuarem contribuindo para o bem coletivo, respeitando as medidas de distanciamento e uso de máscaras.
O novo decreto será publicado no Diário Oficial e começa a valer às 00h do dia 28 até às 23h59 do dia 10 de junho. Confira as novas medidas:
– Nenhum cidadão poderá circular após às 21h e até às 5h, salvo se em destino a uma atividade fundamental a sua família;
– Vedado o acesso às praias, rios e lagoas, aos sábados, domingos e feriados, assim como marinas e clubes náuticos;
– Lojas com autorização para funcionamento em horários flexibilizados:
(a) Centro de todas as cidades: das 9h às 17h, de terças às sextas-feiras (vedado o funcionamento às segundas-feiras, sábados, domingos e feriados);
(b) Shoppings: das 11h às 20h, segundas-feiras e de quartas às sextas-feiras (vedado o funcionamento às terças-feiras, sábados e domingos);
(c) Lojas de Rua e Galerias: das 10h às 18h, de terças às sextas-feiras (vedado o funcionamento às segundas-feiras, sábados, domingos e feriados)
(d) Bares, restaurantes e estabelecimentos congêneres, das 5h às 20h, de segundas às sextas-feiras, podendo funcionar após esses horários de término e em outros dias da semana, por serviços de entrega e na modalidade “Pegue e Leve”;
Obs.: Haverá acompanhamento particularizado deste setor na primeira semana de vigência do decreto, inclusive será intensificada a fiscalização.
(e) Museus, cinemas e parques temáticos voltam a ter seu funcionamento interrompido.