Sesau e Cosems reforçam a secretários necessidade da busca ativa Municípios
Em outra edição da Comissão de Saúde, da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), os técnicos da Sesau e Cosems reforçaram a necessidade da busca ativa para complementação do ciclo vacinal aos idosos, que fizeram parte do primeiro grupo prioritário.
Aos secretários e gestores que participaram da reunião, o Superintendente de Vigilância Herbert Charles também orientou o cuidado com o uso das doses da vacina Astrazeneca que estão disponíveis, afirmando que a prioridade precisa ser a aplicação da segunda dose. Também recomendou que os municípios só avancem para uma próxima etapa com a garantia do esquema completo de vacinação.
Uma das dificuldades que agentes estão encontrando na busca é que muitas pessoas que tiveram reações na primeira dose estão se recusando a tomar a dose complementar. “As reações são naturais e, quanto maior, mais a garantia da imunização no organismo”, disse o superintendente da Saúde.
O procurador federal Bruno Lamenha, que participou hoje como convidado, reconheceu o grande trabalho que todos os agentes e a AMA vêm realizando em Alagoas, mas também demostrou preocupação com o abono vacinal.
Além dos esclarecimentos sobre a continuidade do processo com as novas remessas, o superintendente Herbert Charles recomendou cuidado com possíveis casos de sarampo nas cidades e reforço na aplicação da H1N1.