Turismo da CNM apresenta estudo ao conselho deliberativo da Embratur Municípios
A terceira reunião ordinária do Conselho Deliberativo da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) de 2021 ocorreu nesta quarta-feira, 30 de junho, com a participação da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Dentre os destaques da pauta, além de questões administrativas e orçamentárias, a retomada e promoção do turismo nacional. Estudo da CNM também ganhou espaço.
O presidente do Conselho e ministro do Turismo, Gilson Machado, enalteceu o aumento do movimento nos aeroportos brasileiros, e a perspectiva crescente do número de reservas nos hotéis. Ele também falou das perspectivas para retomada do turismo nacional até o final do ano, com a intensificação dos protocolos de segurança contra a disseminação do Covid-19 e o avanço da vacinação.
A expectativa é impulsionar e fortalecer o setor internamente, ou seja, nos Municípios de todas as regiões. Já o presidente da Embratur e secretário-executivo do Conselho, Carlos Brito, focou na retomada das ações de promoção do turismo brasileiro e o fortalecimento da imagem do Brasil no exterior. Outros conselheiros e lideranças do Turismo Nacional, participantes da agenda, também contribuíram com as deliberações.
Do Turismo da CNM, a técnica Marta Feitosa apresentou o impacto do Turismo na arrecadação municipal. Por meio de estudo da entidade, entregue aos integrantes do Conselho, Marta mostrou um comparativo de arrecadação dos Municípios turísticos que estão no Mapa do Turismo Brasileiro e os que não constam no mapeamento federal.
O estudo elaborado pelas áreas de Turismo e Estudos Técnicos da entidade reforça o entendimento de que as atividades turísticas representam significativa parcela da receita municipal. Reconhecidamente, a área é atividade econômica transversal, pois promove benefícios a toda uma cadeia produtiva, desde o comércio local ao transporte público.
Confira o estudo AQUI.