Viva Orla: Governo investe R$ 150 milhões na revitalização de espaços em 102 municípios Cultura
Projeto realizado pela Sedetur promove requalificação de praças, orlas e áreas de lazer potencializando desenvolvimento econômico e turismo regional
Texto de Cecília Tavares e Waldson Costa
Orlas, praças e espaços de convivência de diversos municípios alagoanos vão ficar mais bonitos e confortáveis graças ao Projeto Viva Orla que, executado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), pretende melhorar a infraestrutura das pequenas cidades, potencializando o desenvolvimento econômico e turístico regional.
Com recursos estimados na ordem de R$ 150 milhões, o projeto Viva Orla vai atender os 102 municípios alagoanos. Destes, 12 já estão com projeto em elaboração na Sedetur – são requalificações de praças, orlas e áreas de lazer com a inclusão de equipamentos – a exemplo de quadras poliesportivas, bancos, playgrounds e obras de paisagismo.
“Para que um destino amplie o desenvolvimento de suas atividades e se torne mais competitivo é necessário investir em melhorias na infraestrutura, de forma a dinamizar a economia local e impulsionar a cadeia produtiva do turismo. O projeto Viva Orla nasce para mudar a cara dos municípios de Alagoas, fortalecendo o sentimento de pertencimento, autoestima e cidadania da população local, pois um lugar que é bom para os moradores é bom também para o turista”, afirma o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão.
Até o momento estão em elaboração projetos para os municípios de Penedo, Maragogi, Porto de Pedras, São Luís do Quitunde, Paripueira, Coruripe, São Brás, Delmiro Gouveia, São Miguel dos Campos, Viçosa, Belo Monte e Jequiá da Praia.
Convênio – Os gestores interessados em participar do Viva Orla precisam assinar um convênio com a Sedetur e atender aos critérios administrativos e as adequações estruturais que compreende às condições das áreas que receberão a requalificação. A solicitação do convênio deve ser feita por meio de ofício.
Após a assinatura do convênio a equipe técnica avalia a viabilidade dos projetos para, em seguida, dar início ao processo de execução. Atualmente, o Viva Orla está em fase de finalização de orçamentos para, em breve, seguir os processos de licitação que serão realizados pela Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra).
Infraestrutura – O Governo de Alagoas vem investindo em infraestrutura com programas como o Vida Nova nas Grotas; a construção de novas rodovias, a exemplo da implantação da AL-101 Norte entre a Barra de Santo Antônio e a Barra de Camaragibe; e obras de saneamento – todas ações que visam melhorar a qualidade de vida da população e também dos serviços prestados, além de gerar uma maior articulação para a prospecção de novos negócios e formalização de mais postos de trabalho que impactam no Índice de Desenvolvimento Humano e no Ranking de Competitividade do Estado.