Educação realizou ações para garantir o acesso à educação em tempo de pandemia Municípios
A covid-19 restringiu o encontro em sala de aula, impossibilitou que atividades pedagógicas fossem executadas de forma presencial e distanciou professores de seus alunos. Mas, a educação em Palestina inovou, preparou os professores para enfrentar esse período difícil e encontrou meios de manter a educação em movimento.
A coordenadora geral de educação, Maria Emília de Moraes, explicou que algumas estratégias foram adotadas em parceria com a secretaria de saúde para viabilizar possibilidades de aprendizado, como aquisição de máscaras de proteção, luvas, máscaras de acrílico, álcool em gel e fiscalização sobre a higiene dos locais em que ocorreram reuniões. “Já as escolas, por meio do ensino remoto, realizaram ações fortalecendo o vinculo entre a família a escola e o desenvolvimento das competências necessárias para o estudante. Nesse período delicado, o professor precisou se reinventar, tornando-se elemento fundamental para o ensino remoto”, acrescentou.
Uma das ações desenvolvidas foi a Jornada Pedagógica, que teve o objetivo de discutir estratégias para a retomada do ensino remoto no ano letivo corrente. Outra ação muito importante foi a recepção dos servidores da educação, feito para inseri-los à realidade de ensino em contexto pandêmico. As formações pedagógicas se tornaram recorrente, onde os professores tiveram a oportunidade de trocar ideias sobre as experiências com aulas feitas à distância.
É primordial ressaltar que a prefeitura de Palestina, por meio da secretaria de educação, distribuiu para todos os alunos, roteiros e atividades pedagógicas que proporcionaram aos Edvânia de Moraes, a experiência não está sendo fácil, mas está sendo realizada com êxito devido a competência e dedicação de cada professor, diretor, coordenador e toda equipe da SEMED.
A educação em palestina celebra o fim exitoso de mais um semestre letivo e já se prepara para o próximo desafio!