Boletim de Inteligência de Mercado no Turismo destaca rota náutica brasileira Municípios
Boletim de Inteligência de Mercado no Turismo apresenta dados e informações dos produtos e experiências da rota náutica brasileira, além das principais tendências e inovações no segmento. São cerca de 8,5 mil quilômetros de litoral, 35 mil quilômetros de rios e canais navegáveis e mais 9.260 quilômetros de margens de reservatórios de água doce, lagos e lagoas.
Segundo o documento, lançado nesta quinta-feira, 8 de julho, o Brasil apresenta um dos maiores potenciais de desenvolvimento do turismo náutico do mundo. As informações mostram a estrutura e a organização do turismo náutico. Elas podem ser usadas para nortear qualquer atividade turística do nosso litoral e para impulsionar ainda mais o crescimento.
Para a área de Turismo da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o auxiliar no desenvolvimento deste seguimento, é fundamental ter informações atualizadas e confiáveis acerca da oferta turística. Assim, o boletim pode ser usado para formatação de produtos e estratégias de promoção eficazes, podendo facilitar iniciativas complementares, a permanência média e a qualidade da experiência do turista.
Cruzeiros
Entre 2009 a 2019, cruzeiros marítimos aumentaram o número de adeptos em 68,5% no mundo, passando de 17,8 milhões para 30 milhões. Oito navios fizeram roteiros no litoral do país, um a mais do que na temporada anterior. Os impactos na economia e na geração de empregos beneficiaram destinos turísticos e empresas de atividades características do setor de turismo e outros, movimentando R$ 2,241 bilhões.
No turismo náutico, podem ser utilizadas embarcações, que podem ser de pequeno, médio e grande porte. As atividades englobam cruzeiros fluviais e marítimos, pesca esportiva, observação da natureza, competições esportivas aquáticas, banhos de praias de água doce e água salgada, entre outras.
Da Agência CNM de Notícias, com informações do Mtur