Piaçabuçu adere ap selo Unicef e lança semana da juventude Municípios
Secretaria de Cultura e Juventude de Piaçabuçu lança programação para a semana da Juventude
Nesta quinta-feira, 12 agosto, é comemorado o Dia Internacional da Juventude. Essa data tem como principal objetivo focar na educação e na conscientização dos jovens sobre a responsabilidade que assumem como representantes do futuro do planeta.
Para celebrar esse dia, a Prefeitura de Piaçabuçu, através da Secretaria de Cultura e Juventude, preparou toda uma programação repleta de novidades.
Para iniciar a programação, terça-feira, dia 10, serão divulgados podcasts do Papo de Jovem.
Dando continuidade, na quarta-feira, dia 12, acontecerá o lançamento dos vídeos do projeto “O Poder da Juventude”.
Na quinta-feira, dia 12, será realizado a live: Congresso da Juventude, com o psicólogo Vinicius Barbosa, o representante da nova formação jovem da Euterpe São Benedito e diretor da Escola Municipal Padre Luis Barbosa Leite, Joseph, e com jovens convidados, além do coordenador da juventude, Erisson Guedes.
Já na segunda-feira (16), acontecerá a Live: Histórias que Impressionam, com a participação de jovens convidados que contarão suas experiências.
E para encerrar com chave de ouro, no dia 25, será realizado um torneio esportivo com várias modalidades, em parceria com a Secretaria de Esportes, Lazer e Eventos.
Prefeitura de Piaçabuçu adere ao Selo Unicef e fortalece Ações de Proteção a Crianças e Adolescentes
O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
Em Alagoas, das 74 cidades aptas a participar, 70 assinaram o termo de adesão, assumindo o compromisso de manter como prioridade a agenda de políticas públicas pela infância e adolescência, e Piaçabuçu está entre eles garantindo o Selo Unicef edição 2021/2024.
“Ao aderirmos o Selo UNICEF, estamos assumindo o compromisso de promover políticas públicas que priorizam os direitos das nossas crianças e adolescentes, e garantir que isso aconteça de forma intersetorial e integrada”, disse o secretário de Educação, Gutto Beltrão.
Os municípios certificados pelo Selo UNICEF passam a fazer parte de um grupo de municípios reconhecidos internacionalmente pelo UNICEF por seus avanços em favor da infância e adolescência.
Agosto Dourado: Aleitamento materno e suas interfaces
O mês de agosto é conhecido como “Agosto Dourado” por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.
A amamentação é a base da vida. Ele sacia a fome e impulsiona o viver. É, naturalmente, indispensável nos primeiros momentos da existência. A recomendação mundial é de que o aleitamento deve ser exclusivo até os 6 meses e complementado com adição de alimentos variados até os 2 anos ou mais. Afinal, amamentar é um ato de amor sem limites!
O mês do Aleitamento Materno no Brasil foi instituído pela Lei nº 13.435/2.017 que determina que, no decorrer do mês de agosto, serão intensificadas ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno, tais como:
– realização de palestras e eventos;
– divulgação nas diversas mídias;
– reuniões com a comunidade;
– ações de divulgação em espaços públicos;
– iluminação ou decoração de espaços com a cor dourada.
A amamentação é um dos melhores investimentos para salvar vidas infantis e melhorar a saúde, o desenvolvimento social e econômico dos indivíduos e nações. Criar um ambiente propício para padrões de alimentação infantil ideais é um imperativo da sociedade. Então, o que é necessário para criar um ambiente favorável e melhorar as práticas de amamentação? Proteção, promoção e apoio à amamentação são estratégias importantes em nível institucional e individual. Ações coordenadas para otimizar a alimentação infantil em tempos normais e em emergências é essencial para garantir que as necessidades nutricionais de todos os bebês sejam atendidas.
Por meio do leite materno o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como, diarreia e infecções, principalmente as respiratórias. O risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar. A amamentação é, ainda, um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.