Sedetur lança edital para participação de artesãos alagoanos em feiras de artesanato Cultura
Inscrições para Fenearte e Salão do Artesanato estão abertas até 14 de setembro
A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo lançou, nesta quinta-feira (26), o edital para a seleção de mestres artesãos, associações, cooperativas e grupos produtivos participarem da 14º Salão do Artesanato, que acontece de 27 a 31 de outubro, em Brasília; e da 21º Fenearte, que acontece de 10 a 19 de dezembro, em Recife.
O prazo final para recebimento dos formulários de inscrição é dia 14 de setembro, e para participar da seleção é necessário estar com o cadastro em dia no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), ser maior de 18 anos, estar com o cartão de vacinação contra a covid-19 em dia e ter disponibilidade para viajar e realizar a comercialização dos produtos durante o evento. O resultado final do edital será divulgado no dia 30 de setembro.
“É um momento de retomada. Depois de um ano sem a realização de feiras, para o artesão existe uma expectativa muito grande em relação a esses eventos. É uma oportunidade de voltar a divulgar o artesanato alagoano dentro do cenário nacional”, destaca a Gerente de Design e Artesanato da Sedetur, Daniela Vasconcelos.
O edital contempla os diferentes tipos de artesanato trabalhados no estado e garante oportunidade para que os artesãos alagoanos apresentem e comercializem suas produções nas principais feiras do país depois de um ano em pausa, em razão da pandemia da covid-19.
As inscrições podem ser feitas presencialmente, com a entrega dos documentos exigidos no edital, na Sedetur, ou através do email artesanatosedetur@gmail.com. São 10 oportunidades para cada evento, sendo as vagas distribuídas entre entidades representativas (5) e para mestres artesãos e artesãos individuais (5). O documento detalhado está disponível no Diário Oficial do Estado ou pelo link: https://bit.ly/2Wjp6RP.