Mais 11 municípios estão habilitados para Gestão das Transferências da União pelo MEG-TR Municípios
Desde 2017, o Modelo de Excelência em Gestão (MEG-Tr) contribui para o aprimoramento organizacional da administração pública com o suporte para os processos, como, por exemplo, no uso de recursos oriundos de Transferências da União dentro do município. Em parceria com a Rede +Brasil, nesta quarta (8), a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) capacitou técnicos municipais de 11 municípios acima de 50 mil habitantes, que têm o prazo de 30 de setembro de 2021 para implantação do MEG-TR. O curso online contou com a palestra do técnico do Departamento de Transferências da União, do Ministério da Economia, Esaú Mendes Siqueira.
Para execução, o município precisa fazer a adesão ao MEG-Tr mediante aos compromissos a serem assumidos para implementação do modelo. O termo de adesão está disponível para o gestor da organização no Sistema de Melhoria da Gestão. O modelo é formado por padrões de referência para a gestão organizacional constituída pela integração e compilação de boas práticas de gestão. A Associação conta com uma equipe técnica preparada para solucionar as dúvidas do técnico municipal, por meio da coordenação da Rede +Brasil, já que é uma rede colaborativa que busca trazer mais eficiência e simplicidade para o ciclo de transferências públicas.
Essa fase conta com 11 municípios habilitados para o Modelo, como: Arapiraca, Campo Alegre, Coruripe, Delmiro Gouveia, Maceió, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios, Penedo, Rio Largo, São Miguel dos Campos e União dos Palmares.
“Essa é uma formação continuada produzida pela Rede de Captação e Gestão de Recurso, parte integrante da Associação, em parceria com o Ministério da Economia. Em junho, nós apresentamos o Modelo em um bate-papo com os técnicos municipais, mas, agora, começamos a capacitação em dois módulos para oferecer o apoio no desenvolvimento dos recursos. O segundo momento será para os municípios de 15 a 50 mil habitantes, e, por fim, municípios de até 15 mil”, disse Francisco Batinga, assessor técnico da AMA e coordenador da Rede +Brasil.