Dia das Mães: Confira roteiros especiais para aproveitar o dia em Alagoas Municípios
Com atrativos de norte a sul, Estado oferece muitas opções para aproveitar o dia em família.
Texto de Cecília Tavares
Fotos Ascom/Sedetur
Não há como não se apaixonar por Alagoas. Seja pelo mar verde-esmeralda, os extensos coqueirais, os cânions imponentes às margens do Velho Chico, ou pelas belíssimas cidades históricas, o destino guarda roteiros especiais, que vão desde destinos de sol e mar a rotas de experiência, trilhas, passeios rurais ou até mesmo com perfil gastronômico. Confira alguns dos destinos e programe-se para celebrar um Dia das Mães especial por aqui:
Navegar pelo belíssimo rio São Francisco, admirar os cânions rochosos de mais de 30 metros de altura, experimentar uma aventura de tirolesa, andar pela trilha de Lampião e seu bando, conhecer as pinturas rupestres da região e se encantar pelo artesanato produzido na Ilha do Ferro – essas são algumas das opções de passeios na região dos Cânions do São Francisco.
São várias as cidades históricas banhadas pelo Rio São Francisco em Alagoas – dentre elas Delmiro Gouveia, Piranhas, Pão de Açúcar e Olho D´Água do Casado, que guardam histórias e paisagens de tirar o fôlego.
Entre Delmiro Gouveia e Olho D´Água do Casado, o Rio São Francisco forma uma paisagem monumental, entre cânions rochosos com mais de 30 metros de altura. Já a cidade de Piranhas, tombada pelo IPHAN, guarda as histórias do cangaço e uma arquitetura encantadora.
Praias da Ponta Verde e Pajuçara – Maceió
Com inúmeros coqueiros ao longo de sua orla, a praia da Ponta Verde, localizada em Maceió, é considerada uma das praias urbanas mais bonitas do Nordeste. Seu símbolo, o Farol da Ponta Verde, fica localizado na incrível barreira de corais que compõem a região. Com boa infraestrutura de barracas e alguns ambulantes que circulam no local, a praia é ideal para frequentar com crianças durante a maré baixa, e também para a prática de caiaque, mergulho, stand-up paddle, natação e windsurf.
A Ponta Verde é ideal também para a prática de atividades físicas, com uma orla e ciclovia perfeitas para corridas e longas caminhadas, ou um belo passeio de bicicleta. Além disso, uma caminhada no final da tarde na região oferece um pôr do sol inesquecível.
Vizinha à praia de Ponta Verde, a enseada da Pajuçara encanta pelos tons azul e esverdeado do mar. Na região, há também bares, restaurantes e a famosa feirinha de artesanato – uma ótima opção para a compra de presentes e itens da arte popular local. É da Pajuçara que partem os passeios de jangada artesanal para as famosas piscinas naturais, repleta de peixinhos coloridos e uma natureza exuberante.
Penedo
Uma região permeada de história e com uma arquitetura diferenciada, a região sul de Alagoas pode ser o lugar ideal para um passeio especial para o dia das mães. Tombada pelo IPHAN, a cidade de Penedo, na região do Baixo São Francisco, encanta pelo conjunto histórico e paisagístico, que inclui alguns dos mais importantes bens da arquitetura religiosa do Nordeste, com o Convento e Igreja Santa Maria dos Anjos e as igrejas Nossa Senhora da Corrente e de São Gonçalo Garcia.
A cidade conta ainda com o histórico Teatro Sete de Setembro, museus, edificações neoclássicas e exemplares de art nouveau.
Praia de Ipioca
Distante cerca de 22km do centro de Maceió, a praia de Ipioca fica localizada no litoral norte da capital. Praticamente deserta e com uma longa faixa de areia, a praia é ideal para longas caminhadas. Durante a maré baixa, é possível visualizar os corais da região e tomar banho nas piscininhas que se formam ao longo da praia, sendo ideal para as crianças. Na região há também alguns beach clubs, que funcionam com sistema day-use, com ótima infraestrutura.
Praia do Patacho
Areias claras, água translúcida, coqueiros a perder de vista e muito sossego. Assim é a praia do Patacho, localizada no município de Porto de Pedras, em Alagoas. Localizada na já famosa Rota Ecológica da região Norte do estado – onde ficam os municípios de Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres e Passo de Camaragibe – a praia é sinônimo de sustentabilidade, com áreas de restinga preservadas e areias limpas.
Na maré baixa é possível chegar a pé nas piscinas naturais que, com suas águas mornas e conjunto de corais e peixinhos multicoloridos, encantam os visitantes. A região, que é famosa pela exclusividade, possui pousadas charmosas com ambientes que unem o rústico ao luxo e entregam sonhos, sem perder a tranquilidade de uma pequena vila de pescadores com clima de interior, sendo o destino ideal para relaxar e curtir o sol e mar.