Governo Federal disponibiliza ferramenta de diagnóstico escolar para apoiar gestão e planejamento Educação
O diagnóstico do PDDE Interativo é uma ferramenta desenvolvida pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, para auxiliar a gestão no planejamento escolar. O instrumento foi desenvolvido desde o programa PDE Escola, mas, desde 2016, não era disponibilizado para escolas. Ele é uma oportunidade para a instituição organizar suas necessidades e, assim, delinear planejamentos mais assertivos e consistentes com as respectivas realidades.
A plataforma traz informações escolares disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que servem de base para que o gestor, a partir de um exercício reflexivo, responda a uma série de perguntas. A partir desse processo, é possível ter uma visão mais clara dos resultados educacionais atuais, dos recursos disponíveis e também dos desafios a serem vencidos, fazendo com que o gestor possa priorizar demandas e conceber estratégias que atendam de forma mais eficaz as reais necessidades da escola.
“Na prática, a ferramenta é instrumento essencial para a tomada de decisão, com vistas ao aprimoramento contínuo do processo pedagógico. Além disso, o preenchimento do diagnóstico é fundamental para os repasses a serem feitos em 2022”, afirma a Diretora de Articulação e Apoio às Redes de Educação, Ana Caroline Santos Calazans Vilasboas. Além disso, o preenchimento do diagnóstico é fundamental para os repasses a serem feitos em 2022.
SOBRE PDDE INTERATIVO
O PDDE Interativo é uma ferramenta on-line de apoio ao planejamento e à gestão escolar mantida pelo Governo Federal, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC), que disponibiliza a todas as escolas públicas estaduais, distritais e municipais uma metodologia de planejamento estratégico composta por um diagnóstico da situação atual da escola e por um plano de ações voltado à superação dos principais desafios identificados.
Conheça o PDDE Interativo, clicando aqui .
Com informações do Ministério da Educação.
Saiba mais: