Painéis digitais no Portal do TSE mostram resultados de eleições gerais realizadas de 1965 a 1990 Municípios
Painéis digitais no Portal do TSE mostram resultados de eleições gerais realizadas de 1965 a 1990
O Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet disponibiliza uma série de painéis interativos contendo gráficos e números com os resultados das eleições gerais do período anterior ao voto eletrônico no Brasil. Os dashboards fazem parte das comemorações dos 90 anos da Justiça Eleitoral e podem ser acessados no campo Eleições anteriores do site. Basta clicar no pleito eleitoral sobre o qual se deseja obter informações.
Nesta primeira etapa do projeto, estarão disponíveis os painéis digitais das eleições realizadas nos anos de 1965, 1966, 1970, 1974, 1978, 1982, 1986, 1989 e 1990. A previsão é que até o mês de julho também possam ser acessados os dashboards dos pleitos de 1933 a 1962. Com o auxílio de mapas, gráficos, filtros e tabelas, o usuário poderá consultar informações de eleitorado, votação, resultados e normas de cada eleição.
Conforme destaca o chefe da Seção de Dados Estratégicos Gerenciais (Sedeg/TSE), Leonardo Oliveira, no período abordado pelo material, o Brasil teve cinco Constituições Federais e quatro Códigos Eleitorais. “Cada painel inicia com um breve resumo descritivo da eleição apresentada, trazendo informações relevantes para a sua compreensão e contextualização histórica, entre outras”, explica.
Apoio a estudantes e pesquisadores
O novo formato de visualização desses relatórios foi elaborado a partir de demandas de usuários do Portal do TSE, que relataram ter dificuldades para manusear os dados brutos publicados no site, o que exigia conhecimentos de técnicas de análise exploratória para se chegar a determinadas informações.
“Tal condição impedia que alguns públicos pudessem consumir esses dados, necessitando de alternativa que facilitasse a comunicação. É nesse cenário que entram os painéis, pois eles permitem o entendimento desse conteúdo de forma mais fácil e intuitiva. Com poucos cliques, por exemplo, é possível descobrir o eleitorado e o comparecimento na eleição presidencial, por unidade da Federação ou regiões do Brasil, visualizando inclusive esses números em um mapa com saturação de cor”, ressalta.