Academia Coruripense Estudantil de Letras realiza oficina literária Coruripe
Alunos acadêmicos participaram de oficinas de poesia e literatura na visão teatral
Alunos da rede municipal de ensino de Coruripe participaram nesta quinta-feira (20), no Centro de Ensino Maria Alice, de um ciclo de oficinas literárias. A iniciativa, que foi da Academia Coruripense Estudantil de Letras (ACEL), abordou nas oficinas o poema e a visão teatral na literatura.
A coordenadora pedagógica de Língua Portuguesa da Secretaria de Educação, Verônica Santos, explicou tudo sobre a programação das oficinas.
“Estamos realizando a primeira Oficina Literária da Academia Coruripense, criada para promover a leitura e a escrita dos nossos alunos. Na programação, três oficinas: a primeira ocorreu com o professor Leandro, sobre o incentivo na criação de poemas. A segunda, com a professora Rosângela, uma abordagem sobre a nova roupagem da literatura na visão teatral. A terceira e última foi voltada aos alunos do 8º e 9º ano, sob a orientação do professor Ednaldo Minervino. Também quero destacar que todos os professores das oficinas pertencem aos quadros da Secretaria de Educação”, explicou à coordenadora.
Pioneirismo e livros
A Academia Coruripense Estudantil de Letras (ACEL) é pioneira no Nordeste e foi criada em 2021, com o objetivo de promover a produção literária dos estudantes do 5º ao 9º com potencial de serem futuros escritores.
“A Academia é pioneira no Nordeste. A partir deste trabalho nossos alunos serão protagonistas do seu aprendizado e da construção da história do nosso município. Vamos aproveitar todas as oportunidades e queremos lançar livros com a participação dos nossos alunos. E, ainda vamos incluir as obras nas bibliotecas do município”, observou a gerente Técnica e Pedagógica da Secretaria de Educação de Coruripe, Fabiana Rocha.
Na poesia
Aos 13 anos, a estudante da Escola Santa Ana já navega pela poesia, gênero literário que mais gosta. Tereza Cristina fala com propriedade e mandou seu recado ao falar da importância da Academia Coruripense Estudantil de Letras.
“A Academia tem grande importância no nosso desenvolvimento e ampliação dos nossos estudos. A Acel abre novos caminhos e desperta em nós o desejo pela leitura. A Academia é fundamental para nosso crescimento, o que vai contribuir para que possamos ser protagonistas da nossa própria história”.