A Importância dos cuidados com a saúde mental e a autoestima foram temas abordados na roda de conversa do Grupo “Mulheres Empoderadas” de Piaçabuçu
Primeiro grupo “Mulheres Empoderadas”, promovido pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Piaçabuçu com apoio do Secretário de Assistência Social e Habitação, Fábio Almeida, reuniu mulheres para uma roda de conversa com o objetivo de promover reflexões sobre o empoderamento, sonoridade, respeito, empatia, autocuidado feminino e principalmente a melhora na qualidade de vida através de discursões sobre temáticas do universo feminino com ênfase no empoderamento e fortalecimento da autoestima da mulher. O grupo irá ocorrer mensalmente nas quintas-feiras no espaço do CREAS do município.
Mediando a roda de conversa, a psicóloga Maylane Soares, idealizadora do Grupo de Mulheres do CREAS, promoveu palestra direcionada as convidadas sobre a autoestima e importância de cuidados com a saúde mental.
“Quando idealizei e concretizei este projeto de formação do grupo de mulheres no CREAS, pensei principalmente no fortalecimento da autoestima feminina e o primeiro passo para trabalhar essa autoestima é aceitando e conhecendo a si mesma, buscando estratégias saudáveis para lidar com as divergências. Pois, ao fortalecermos nosso autocuidado, abraçamos nossas fragilidades e limitações para ter uma relação melhor com o outro e com nós mesmo. Uma vez que a autoestima é um dos pilares da saúde mental consideramos que a psicoterapia exerce um papel essencial neste processo”, explicou a psicóloga Maylane Soares.
Especialmente neste mês em referência a campanha do “Agosto Lilás” em prol do combate à violência cometida contra às mulheres, Elvira Rosa, Coordenadora do CREAS, explicou sobre a importância da formação do grupo.
A equipe técnica através do acompanhamento irá prestar orientação e apoio, desenvolvendo atividades com temas de interesse do grupo, proporcionando momentos de troca de experiências, aprendizados e reflexões sobre o bem-estar da mulher,” explicou a coordenadora do CREAS, Elvira Rosa.
Entre as convidadas estava a enfermeira obstétrica especialista em ginecologia e saúde da mulher, Marcela Guedes, que falou um pouco sobre os hormônios femininos, o ciclo menstrual, exame de citologia, prevenção do câncer de mama e enfatizou o autocuidado.
A Coordenadoria da Mulher, Kallyne Campos, também se fez presente em que foi informado às mulheres sobre a importância de realizar a denúncia da violência cometida contra à mulher.
Rafaela Santos, Subsecretaria da Saúde do Município, também participou do grupo contribuindo para o fortalecimento da rede de apoio envolvida no cuidado à saúde da mulher.