A valorização do Turismo, da Cultura e do Patrimônio, em seus vários segmentos, estará em debate em Brasília nos dias 4 e 5 de novembro durante o Seminário & Oficina Gestão Turística do Patrimônio Mundial. Promovido pela Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) e Ministério do Turismo com o apoio institucional da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o evento na sede da entidade municipalista será a oportunidade de o participante contribuir com a construção de um documento que será levado ao Comitê Interministerial do Patrimônio Mundial e discutir o decreto do Plano Nacional de Gestão Turística do Patrimônio Mundial, ações fundamentais para impulsionar as atividades turísticas nos Municípios.
As inscrições poderão ser realizadas, de forma gratuita, até o dia 30 de outubro. As vagas são limitadas. Confira a programação preliminar e marque sua presença aqui. O evento também será uma excelente oportunidade para alinhar políticas públicas e elaborar o plano de ações voltadas à gestão turística do Patrimônio Mundial Cultural e Natural do Brasil, bem como oportunizar a troca de experiências e de boas práticas entre os responsáveis pela gestão turística desses sítios em todo o país. Por meio de palestras orientativas e capacitações, o encontro reunirá gestores públicos, representantes de sítios do Patrimônio Mundial Cultural e Natural e especialistas de instituições nacionais e internacionais.
Nesse contexto, a realização do encontro prevê a integração entre as esferas federal, estadual e municipal como forma de construir propostas voltadas à conservação e ao uso sustentável dos sítios reconhecidos pela Unesco. Entre as pautas que devem estar no foco dos debates durante os dois dias de evento em Brasília estão a criação do Comitê Interministerial do Patrimônio Mundial e a discussão do Plano Nacional de Gestão Turística do Patrimônio Mundial. Além disso, a previsão é de que esteja em pauta a criação das Rotas do Patrimônio Mundial.
Autoridades e especialistas
A solenidade de abertura está marcada para o dia 4 de novembro, a partir das 9h. De acordo com a programação preliminar do evento, estão previstas as presenças de autoridades e renomados especialistas da Confederação, da OCBPM, da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Turismo, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Tribunal de Contas da União (TCU) e de representantes internacionais.
Palestras
As autoridades e especialistas convidados também irão participar das palestras divididas em dois blocos e marcadas ao longo do primeiro dia de evento após a cerimônia de abertura. O primeiro bloco terá uma sequência de painéis com direcionamentos aos participantes sobre os Marcos Internacionais e Redes de Cooperação do Patrimônio Mundial. Após o período de almoço, o bloco seguinte trará a abordagem das perspectivas institucionais nacionais para a Gestão Turística do Patrimônio Mundial. Nessas apresentações, também devem ser abordadas boas práticas nacionais e internacionais na gestão do turismo.
Além dos participantes da abertura, foram convidados para os debates nos painéis representantes da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), sendo que a palestra deste último destinada às linhas de crédito e investimentos para projetos turísticos sustentáveis em patrimônio mundial: critérios e cases de sucesso.
Oficinas
No segundo dia de evento, o público terá a oportunidade de buscar orientações com especialistas e apresentar contribuições em oficinas voltadas à abordagem em quatro eixos temáticos: ordenamento, estruturação do destino/produtos, promoção e captação de investimentos. Os inscritos irão participar de dinâmicas na construção colaborativa de diretrizes para a gestão turística dos sítios do Patrimônio Mundial.
Nesse contexto, as oficinas serão uma grande oportunidade para os gestores apresentarem contribuições que devem ser levadas ao Comitê Interministerial do Patrimônio Mundial e no decreto do Plano Nacional de Gestão Turística do Patrimônio Mundial. O evento ainda conta com a cooperação da Unesco. Em caso de dúvida, entre em contato pelo telefone (61) 2101-6606.
O que? Seminário & Oficina Gestão Turística do Patrimônio Mundial
Quando? 4 e 5 de novembro
Onde? Sede da CNM. Endereço: Setor de Grandes Áreas Norte (SGAN) 601. Módulo N, Brasília (DF).
